Encontrado galo dourado que desapareceu de igreja francesa... há 25 anos

8 meses atrás 81

Reapareceu na pequena localidade de Bessan, França, uma estátua dourada de um galo que desapareceu... em abril de 1999. 

Segundo o jornal 20 Minutes, o caso remonta a uma noite de festa, que terá envolvido grandes quantidades de álcool, há 25 anos, quando um homem achou que seria boa ideia apropriar-se do objeto, que se encontrava sobre uma cruz, numa igreja local.

"Trata-se de um homem nascido em 1975, que admitiu ser o autor do furto, por diversão, durante uma noite festiva com álcool. Posteriormente, não se atreveu a devolvê-lo, até recentemente, depois de ter redescoberto este objeto escondido na sua adega”, disse o procurador de Béziers, Raphaël Balland.

O crime, entretanto, prescreveu, pelo que o homem "não pode ser processado criminalmente". Por isso, o caso foi encerrado.

O objeto reapareceu em novembro deste ano, conta o 20 Minutes, num pacote enviado por correio ao historiador local Michel Sabatéry que, por sua vez, informou a autarquia de Bessan, liderada por Stéphane Pépin-Bonet. As autoridades investigaram o caso e localizaram o autor do furto, através do cartão bancário utilizado para pagar o envio do objeto.

Agora, o galo será devolvido ao local de onde desapareceu há 25 anos: o topo de uma cruz numa igreja local, onde será "devidamente fixado para não voltar a voar".

"Talvez tenha sido uma estupidez juvenil e a história tenha um final feliz. Mas durante a pequena cerimónia que será organizada para a sua devolução, farei questão de sublinhar que este tipo de objetos faz parte do património desta pequena aldeia que não tem muito valor mas que é de todos e que devemos salvaguardar", concluiu o autarca.

Leia Também: Muda-se para casa e descobre granada dentro da parede durante remodelação

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo