Enfermeiros. Governo chega a acordo com cinco sindicatos

2 horas atrás 26

23 set, 2024 - 20:33 • João Pedro Quesado com Lusa

O acordo abrange aumentos salariais e questões como o risco e o desgaste rápido da profissão e dias de férias iguais para enfermeiros com contratos individuais de trabalho e com contratos em funções públicas.

O Governo chegou esta segunda-feira a acordo com cinco sindicatos de enfermeiros, no dia anterior ao início de uma greve de dois dias que coincidia com uma greve dos médicos.

Segundo a ministra da Saúde, o acordo prevê um aumento salarial que é "globalmente" superior a 20%, e que chega a 300 euros até 2027 para os salários mais baixos.

"Entrará já em vigor no próximo dia 1 de novembro, com pagamento no final do mês", disse esta segunda-feira aos jornalistas Ana Paula Martins, especificando que "está previsto que depois em 2026 e em 2027 haja aumentos sucessivos para conseguirmos abarcar todo o valor" do aumento acordado.

[em atualização]

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo