Engenheiros condenados por morte de trabalhador em obra de autarquia em Bragança

2 meses atrás 57

O Tribunal de Bragança condenou, esta quarta-feira, dois engenheiros a dois anos e três meses de pena suspensa pela morte de um trabalhador numa obra da autarquia. O coletivo de juízes absolveu outros três arguidos, entre os quais os sócios gerentes da empresa responsáveis pela empreitada. Pedro Lara morreu a 31 de março de 2015 mas só agora o caso foi julgado. Os dois arguidos condenados, bem como a empresa, terão ainda de pagar 75 mil euros à mãe do trabalhador que morreu soterrado numa vala e 67 mil euros ao pai da vítima.

Segundo o presidente do coletivo, os dois engenheiros eram os responsáveis no local pela obra e não salvaguardaram as condições de segurança, apesar de na semana anterior ao trágico acidente já ter ocorrido uma outra situação por falta de cumprimento das normas de segurança.

Os suspeitos foram condenados pelo crime de infração às regras de construção, agravado pelo resultado, morte. Os dois foram ainda condenados por falsificação de documento, depois de terem "forjado" a ordem de suspensão da obra com uma data anterior à tragédia.

Ler artigo completo