Ensaio – Kymco AK 550 Premium – a ambição de ser premium

7 meses atrás 66

A Kymco AK550 está no mercado desde 2017, tendo vendido globalmente mais de 20 mil unidades. E se, até agora se distinguia por apresentar características mais desportivas, a evolução para 2023 que foi apresentada na Kymco Premium Experience – realizada no Porto e que congregou jornalistas e comunicadores de vários países europeus – mostra um novo rumo: destina-se ao segmento de mercado que designa por PREMIUM.

Ao rever as linhas e aumentar o nível de equipamento, a marca de Taiwan aponta a um segmento de mercado mais exigente: que procure confiança, que perceba qualidade, que se reveja no design e esteja disponível para pagar por isso. Ou seja, as características que definem uma marca Premium. Porque não basta dizer que se é…

Na realidade, para lá da nova Kymco AK550… Premium (pois claro) também nos foi apresentada a inovadora CV3, cuja principal característica está no eixo dianteiro com 2 rodas mas que não desmerece nas características Premium antes mencionadas. Mas desta falaremos em próxima ocasião.

A ambição referida no título não é vã. A aposta é forte ao ponto de a apresentação ter sido presidida pelo próprio Chairman da Kymco, Sr. Chun Ping Ko, bem como por diversos dirigentes da estrutura europeia e dos países representados. O conceito que presidiu ao desenvolvimento desta nova AK550 Premium foi-nos resumido assim: “compacta como um punho, forte como um soco!”

O desenvolvimento desta geração começou em 2021 (em paralelo com a CV3). Dotada de linhas elegantes, simples e de acordo com os atuais ditâmes da moda, com arestas vivas e um olhar penetrante, tem uma dupla camada de carenagens para incrementar a proteção aerodinâmica. Os condutores de menor estatura não foram esquecidos através de melhorias introduzidas na ergonomia, sendo claramente menos desportiva mas o novo pacote de equipamento torna-a mais adulta e orientada para uma utilização que privilegia o conforto e o requinte.

Assim sendo, era necessário comprovar se o produto corresponde ao que dele é esperado. As margens do Rio Douro, ou melhor dito, as estradas que o bordejam foram o local escolhido. E com tal cenário, fizemo-nos ao caminho!

UM OLHAR ATENTO

Fonte:Motociclismo

O “rosto” seduz. A frente é agressiva q.b. sem deixar de ser elegante. E o padrão mantém-se quando o olhar se prolonga para o resto da silhueta. As linhas angulosas da carenagem que privilegiam a proteção aerodinâmica e que continuam de forma mais esguia para a traseira resultam. O design está bem conseguido. Se procurarmos o pormenor vemos que a qualidade de construção está lá (seja no aspeto, seja no toque dos plásticos, seja na sua montagem).

O equipamento disponibilizado não desmerece, pelo contrário. Iluminação full led com assinatura luminosa fina e subtil, quer à frente quer na traseira, vidro com ajuste elétrico com um alcance de 8,5 cm, amplo painel com múltiplas opções de informação e conetividade através da app NOODOE.

Acrescentemos punhos aquecidos em 3 níveis e um novo sistema keyless acionável com um simples botão central. As restantes funções – abertura do depósito de combustível, abertura do banco, regulação dos trip e tranca de direção – situam-se em painel na carenagem dianteira onde do lado direito está também um porta-luvas amplo dotado com ligação USB. As manetes são ambas ajustáveis em 4 posições.

O assento em dois níveis possui apoio lombar com 3 níveis de regulação e por baixo tem espaço – iluminado – para um capacete integral e ainda sobra para mais alguma bagagem. O lugar do passageiro não é muito amplo e as pegas acompanham a linha elegante da traseira.

Se olharmos mais para baixo, vemos as pinças de travão Brembo (demonstra que a Kymco não brincou em serviço…). Associado está o AIBS (Advanced Intelligent Braking System), sistema de travagem BOSCH 9.1 com ABS em curva e que funciona em conjugação com o controlo de tração.

Aqui cabe dizer que a AK550 tem 2 modos de condução, “Power” e “Rain”, sendo que o segundo representa uma redução da potência e do binário disponíveis (menos 7 cv e 5 Nm respetivamente). No modo chuva não é possível desligar o controlo de tracção, mas já no modo normal isso é viável, com a curiosidade de não só o indicador TCS mudar de cor no painel como também as luzes do mesmo.

Dotada de cruise-control que atua entre os 45 e os 130 km/h, é evidente o apelo às suas características de viajante. E com muita “classe”, como se deseja num modelo… Premium!

NA ESTRADA

Fonte:Motociclismo

A expetativa era elevada. Pelo que atrás referi e também pelo ênfase dado na sessão onde a AK550 nos foi apresentada. Tinha sobretudo curiosidade em perceber se a boa dinâmica anunciada tinha correspondência na realidade – mais de 230kg para pouco mais de 50 cv deixavam-me algumas dúvidas. De facto, a AK550 não é um “foguete” – o cliente-alvo Premium não procura esse nível de performance – mas tem um comportamento equilibrado e com recuperações de bom nível, principalmente é bastante efetiva ao colocar o binário no chão à saída das curvas.

O andamento escolhido foi rápido e permitiu perceber também a efetividade do sistema de travagem a dar total confiança na inserção em curva bem como o comportamento do quadro muito equilibrado. As suspensões têm um excelente compromisso entre conforto, absorção das irregularidades do piso e o rigor necessário a um bom comportamento em curva, não esquecendo aqui o bom “pisar” dos Dunlop Sportmax GPR-100.

Duas notas que não são defeito, mas antes carecem de alguma habituação: o travão de estacionamento está colocado no guiador em posição inferior, e ao ser acionado tendemos a… tocar na buzina! Por outro lado – e isto é uma observação pessoal – o vidro na posição máxima fica precisamente na linha do olhar. Basta deixá-lo ligeiramente mais abaixo… Como referi, são pormenores ao quais o utilizador habitual facilmente se adaptará.

CONCLUSÃO

Fonte:Motociclismo

A Kymco AK550 não tem a agilidade no trânsito citadino de scoooters mais leves e mais pequenas – nem esse seria o objetivo – mas o seu bom equilíbrio e manobrabilidade fazem dela uma boa solução para quem quer uma moto deste tipo para utilizar no dia a dia e depois, ao fim de semana ou nas férias, lançar-se à conquista das estradas. E aí, as auto-estradas não a assustam, pelo contrário, pois consegue manter ritmos elevados com todo o conforto e segurança.

A expetativa inicial foi perfeitamente cumprida. E esse é o melhor elogio que se pode fazer a uma scooter carregadinha de ambição.

Tem todos os componentes que no início identifiquei para cumprir o seu desígnio Premium: ser confiável, com qualidade e imagem atrativa. Podemos acrescentar o vasto equipamento e o conforto que a caracterizam. E tudo com muita classe.

O cliente-tipo Premium ao qual esta máquina se destina, estará disponível para pagar todos esses atributos. Se assim for, os cerca de 12 mil euros não o irão assustar e poderá disfrutar de todo o potencial desta Kymco AK550 Premium.

KYMCO AK550 PREMIUM

Fonte:Motociclismo

MOTOR bicilíndrico em linha a 4 tempos, 8 válvulas DOHC, refrigeração líquida

CILINDRADA 550,4 cc

POTÊNCIA 50,9 cv @7.500 rpm

BINÁRIO 51,7 Nm @5.750 rpm

CAIXA automática – CVT

QUADRO tubular em liga de alumínio

DEPÓSITO 14,5 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida de 41 mm, curso n.d.

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor em posição lateral, curso n.d.

TRAVÃO DIANTEIRO dois discos n.d.

TRAVÃO TRASEIRO disco n.d.

PNEU DIANTEIRO 120/70-15

PNEU TRASEIRO 160/60-15

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.580 mm

ALTURA DO ASSENTO 785 mm

PESO 238 kg

P.V.P. desde 11.990 €

Ler artigo completo