Ensaio – MacBor Rockster 125 / Rockster Flat 125 – para começar

1 mes atrás 34

As motos custom de elevada cilindrada já não mostram o mesmo peso de outrora no mercado, mas se falarmos de 125 cc então o caso muda de figura. É assim em Portugal e Espanha, onde a Macbor tem vindo a apresentar bons números, pelo que chegou a hora de renovar a pequena Rockster, disponível em duas versões e a um preço muito competitivo.

As motos custom de elevada cilindrada já não mostram o mesmo peso de outrora no mercado, mas se falarmos de 125 cc então o caso muda de figura. É assim em Portugal e Espanha, onde a Macbor tem vindo a apresentar bons números, pelo que chegou a hora de renovar a pequena Rockster, disponível em duas versões e a um preço muito competitivo.

Caption textFonte:Macbor

Foi em Sitges, perto de Barcelona, que fomos conhecer duas novas Macbor 125, a Rockster 125 e a Rockster Flat 125. Estas são duas propostas importantes para o segmento custom 125, um segmento que continua a vender muitas motos na Península Ibérica, sendo a Macbor uma marca catalã de motos que tem crescido de forma sustentada. E se é entre os modelos de média cilindrada que mais tem dado nas vistas, entre as 125 distingue-se por oferecer produtos a um preço muito interessante, e que não deixam de ter bastante pinta! Falando destas Rockster, eram motos já muito apreciadas em Portugal e Espanha, e que sofreram agora uma evolução após um desenvolvimento realizado na própria cidade de Barcelona. A simplicidade é a palavra de ordem, montando motores refrigerados por ar, mas existem bons detalhes que revelam cuidado, até porque neste segmento todos os pormenores contam! Em destaque está a iluminação full LED, o painel LCD 100% digital, e o duplo amortecedor traseiro com reservatório separado. A travagem com um disco em cada roda é combinada entre os dois eixos (CBS) e outro pormenor interessante é o facto destas motos estarem equipadas com jantes raiadas – sendo a dianteira de 18 polegadas e a traseira de 15” – e também por possuírem um descanso central.

Fonte:Macbor

MODELOS – AS DIFERENÇAS

Estes dois modelos são praticamente iguais mas existem várias diferenças entre eles. A versão base é claramente mais old school, mais “easy rider”, através do guiador largo e elevado e encosto para o passageiro, enquanto a Flat mostra linhas mais atuais, como se pode ver pelo guiador plano, pega para o passageiro e também pelo logotipo Macbor no depósito de combustível. Os assento são também ligeiramente diferentes, mais em termos estéticos do que em termos de conforto, e em termos de pousa-pés na versão Flat temos elementos tradicionais, enquanto na base encontramos confortáveis plataformas para apoiarmos os pés.

Basicamente são estas as diferenças, mais as óbvias em termos de decoração, com as Rockster 125 a partilharem o motor refrigerado por ar que debita 10,5 cv de potência às 8.500 rpm, para um binário máximo de 9 Nm às 6.500 rpm. Números bastante simples, mesmo para o segmento, com os responsáveis da marca a afirmaram que pretenderam manter a simplicidade e a fiabilidade, juntamente com um PVP final bastante apelativo.

Um detalhe interessante é o facto destes modelos serem muito leves, com 127 e 130 kg a seco para a Flat e base respetivamente, o que não irá meter medo a ninguém, mesmo aos que se estão a iniciar nas duas rodas com motor.

Fonte:Macbor

CONDUÇÃO

Em relação ao que mais interessa, é importante dizer que a condução é fácil e agradável desde os primeiros quilómetros, o que é importante para os menos experientes. O assento é baixo, a posição de condução agradável e tato do acelerador é bom, o que nem sempre acontece em modelos de baixa cilindrada, assim como o tato dos travões, mesmo sem possuírem ajuste na distância da manete ao punho. No entanto, apesar do bonito disco dianteiro recortado, este oferece pouca potência, pelo que temos de nos habituar a usar mais o pedal de travão que distribui a potência de travagem pelas duas rodas, e aí tudo funciona bem, com uma boa distribuição de potência desaceleradora pelos dois eixos. Em termos prestacionais, com 10,5 cv de potência, é de imaginar que estas não sejam as motos mais potentes do segmento de 125 cc, mas na cidade e nas pequenas voltas o monocilíndrico responde bem, a caixa de 5 velocidades está bem escalonada, e conseguimos ultrapassar os 100 km/h.

Se os vossos percursos incluírem bastantes vias rápidas e autoestrada, então aí estas Rockster já irão sofrer um pouco mais. Somente em algus aspetos sentimos que estas Macbor mereciam algo nitidamente melhor. Um deles as suspensões, pois notamos que a forquilha dianteira é bastante macia e os amortecedores traseiros demasiado duros – embora possíveis de regular na pré-carga da mola – gerando uma ligeira descompensação e desconforto em zonas de lombas. O outro detalhe menos bom é a qualidade dos pneus, que não oferecem o melhor feeling, mesmo em condução a seco. E já agora, também gostávamos que a instrumentação fosse um pouco mais completa e fácil de ler; mas no restante, estas Macbor mostraram bons componentes e uma condução agradável. A versão Flat agradou-nos mais em termos estéticos, mas a base acabou até por nos convencer mais mais devido ao diferente formato do guiador e à presença das plataformas para os pés, que garantem um conforto adicional.

Estas são motos confortáveis, acessíveis e boas de conduzir para quem está a dar os primeiros passos no motociclismo, e é mesmo isso que a Macbor pretende com estes modelos. Estas Rockster possuem já uma boa qualidade de construção e acabamentos, são também bastante bonitas e acima de tudo são fáceis e muito económicas, na compra e na manutenção.

Caption textFonte:Macbor

MACBOR ROCKSTER 125 / ROCKSTER FLAT 125

MOTOR monocilíndrico a 4T, refrigeração por ar

CILINDRADA 124,7 cc

POTÊNCIA 9,5 cv (7 Kw) @8.500 rpm

BINÁRIO 9 Nm @6.500 rpm

CAIXA 5 velocidades

QUADRO tubular em aço

DEPÓSITO 13,5 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica convencional de 37 mm, curso n.d.

SUSPENSÃO TRASEIRA duplo amortecedor com reservatório separado

TRAVÃO DIANTEIRO disco de 267 mm, pinça de 3 êmbolos, CBS

TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm, pinça de 1 êmbolo, CBS

PNEU DIANTEIRO 100/90-18

PNEU TRASEIRO 130/90-15

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.435 mm

ALTURA DO ASSENTO 730 mm

PESO A SECO 130 kg / 127 kg (Flat)

P.V.P. (desde) 2.899 €

Ler artigo completo