Entrevista a Pinto da Costa, em direto

6 meses atrás 67

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

21:46

Presidente do FC Porto aborda a atualidade do clube azul e branco à SIC

• Foto: Lusa/EPA

Ao Minuto

há 2 min 21:46

Pinto da Costa diz que Villas-Boas "foi empurrado para isto por quem tem outros interesses"

Em que momento se dá o afastamento relativamente a Villas-Boas?

"Não houve afastamento nenhum, há muito tempo que não falava com ele. Tivemos óptimas relações quando foi treinador. Estou na minha posição de defender o FC Porto e lutar pelo FC Porto..."

AVB devia ter-lhe dito algo antes de se candidatar?

"Não tinha de falar comigo, se calhar… Eu no lugar dele, teria uma palavra. Mas ele era livre, acho que ele foi empurrado para isto por quem tem outros interesses. Alguma vez o Joaquim Oliveira foi amigo do André? São os interesses televisivos, Olivedesportos pagava 15 ou 17 M€ e passámos 45 M€. E quando passámos a isso, a oferta da NOS era de 39."

há 4 min 21:44

Crítica a Villas-Boas: «Até à candidatura do Luís André eu era o presidente dos presidentes»

Final europeia

"É um dos objetivos. Este ano, se não era a cena dos penáltis, acho que iríamos à final. A equipa demonstrou, com o Arsenal, que deu 5-0 nos jogos anteriores, num jogo completo e noutro mais prolongamento não conseguiu marcar um golo ao FC Porto."

Divisão no clube

"Ingratos ou não, cada um reage como quer. Há dois pontos: é a candidatura do Luís André e a minha recandidatura. Até à candidatura do Luís André eu era o presidente dos presidentes, a minha obra era fantástica, tenho documentos dele a dizer que sou o herói da vida dele, que eu era o maior. Porque pensavam que eu não me ia candidatar. A partir do momento em que apresentei a recandidatura, passou a estar tudo mal. A academia, que vai ser a melhor do país, já não vale nada e querem transferir tudo para um galinheiro no Olival. Eu era tudo, ia ter uma estátua, depois candidatei-me e passou a estar tudo mal."

há 7 min 21:41

Sobre AVB: «Esta candidatura não tem feito mais nada se não tentar dividir os sócios»

A 26 dias de ir a votos, há relação direta entre turbulência eleitoral e rendimento desportivo?

"Vou fazer 42 anos de presidente. Conseguimos vencer 2566 títulos, 68 no futebol e 7 internacionais no futebol. Temos mais títulos internacionais do que todos os outros juntos. A grande base do sucesso, porque tivemos grandes treinadores sempre, todos praticamente foram campeões nacionais, os que não foram deixaram a sua marca com títulos, como Octávio Machado e Paulo Fonseca, que venceram Supertaça. A grande vitória, nossa base, foi união dos sócios. Desde que apareceu esta candidatura, não tem feito mais nada se não tentar dividir os sócios. Mais nada"

há 9 min 21:39

A revolta do plantel pós-Estoril: «Futebol é emoção e um indivíduo que sente que o jogo é dirigido daquela maneira...»

Revolta dos jogadores. Concorda?

"É fácil dizer que não concordo. O futebol é emoção e um indivíduo que sente que o jogo é dirigido daquela maneira, na 1ª parte houve faltas consecutivas sobre os nossos jogadores e não houve amarelos, depois na 2º parte houve vários amarelos para os nossos jogadores. O livre que dá a expulsão do Diogo Costa é do lado direito e depois é marcado na zona central. Pode parecer que não tem importância, mas só mostra que os jogadores do Estoril fizeram o que quiseram."

Controlo emocional dos jogadores na Liga e Champions

"Na Liga dos Campeões era impossível aparecer um árbitro como o do Estoril. O jogador tem a sua concentração no jogo e sabe que está a ser dirigido com critério. Isso altera o sistema nervoso de qualquer pessoa"

há 11 min 21:37

Sobre António Nobre, árbitro no Estoril-FC Porto: «Psicologicamente, após a arbitragem em Madrid, não era aconselhado apitar qualquer jogo»

O FC Porto ganhou por 5-0 ao Benfica, foi eliminado da Champions nos penáltis e ao mesmo tempo perde 3 jogos com Estoril:

"Este último compreendo perfeitamente, era previsível, foi arbitrado por um árbitro que, não pondo em causa a seriedade dele, para o presidente da APAF não apresentar queixa, mas foi um indivíduo que uns dias antes, em Madrid, fez atuação desprestigiante para arbitragem portuguesa, que foi uma autêntica vergonha, inventou dois penáltis que não existiam e pôs aquilo em polvorosa e com coincidência. Da parte da equipa prejudicada estavam 3 jogadores do FC Porto. Como todos os brasileiros reagiram… O António Nobre não é tão mau como esteve no Estoril, mas psicologicamente, após a arbitragem em Madrid, não era aconselhado apitar qualquer jogo."

Os jogadores brasileiros falaram disso?

"Falaram. Estavam indignados, tinha sido escândalo, uma vergonha. Todos disseram. O árbitro que estava nomeado não pôde ir, o João Pinheiro, e mandaram este."

"[Jogadores brasileiros] estavam preocupados, até porque no final não terá sido agradável pelo que se viu da reação dos brasileiros com o árbitro."

há 13 min 21:35

Sobre Fontelas Gomes: «É um homem sério, que faz o que pode. Mas se não houver tintas, um pintor não pinta»

Maus resultados:

"Não vou dizer que é exclusivamente culpa da arbitragem… Não estou a ser subjetivo, estou a ser objetivo. Vejam as imagens dos nossos jogos com o Boavista, Rio Ave, Arouca e Estoril. Com penáltis que são bem marcados e depois revertidos, outros que deviam ser e o VAR está a dormir. Isso é a realidade."

"Em relação aos membros do Conselho de Arbitragem (CA) não posso dizer porque não sei quem são as pessoas. Em relação ao presidente do CA, em termos de seriedade, mantenho o que disse. É um homem sério, que faz o que pode. Mas se não houver tintas um pintor não pinta."

há 16 min 21:32

«A partir do momento que apareceu a candidatura de Villas-Boas, a arbitragem mudou»

Hipóteses Champions:

"São poucas, isso ainda não é impossível, mas são poucas."

Arbitragem: FC Porto é alvo da arbitragem ou é o próprio Pinto da Costa?

"Está a tocar num ponto interessante, ligar a arbitragem com as eleições. A arbitragem, em 2023, o FC Porto não teve directamente razões de queixa, não foi beneficiado nem prejudicado, foi indirectamente prejudicado, porque Sporting em Faro e Casa Pia foi à custa de arbitragem que venceu. Mas há coisa curiosa: a partir do momento que apareceu uma candidatura… A do André Villas-Boas, apareceu e a arbitragem mudou. Tivemos no Bessa a primeira sonegação de pontos, com penálti escandaloso sobre Eustáquio, árbitros Manuel Oliveira e VAR Rui Costa também do Porto, a partir daí foi uma sucessão de erros. No Rio Ave houve penálti, VAR não lhe mostra imagens completas, em Arouca o árbitro não vê penálti e aceito que não tenha visto, mas o VAR não pode deixar de intervir. "

há 19 min 21:29

Pinto da Costa e a luta pelo campeonato: «Estamos praticamente fora da corrida»

Momento da equipa vai influenciar eleições?

"Entendo que não. O futebol tem condicionantes, todos viram a forma como perdemos, as razões porque perdemos [no Estoril]. Não tem qualquer influência. A equipa está bem, está forte e tenho a certeza que vai reagir e mostra o seu real valor já em Guimarães. Não estou preocupado."

"Temos que ser realistas, em termos de título, estamos praticamente fora da corrida. Não vamos estar a inventar. Mas há mais coisas para ganhar, temos uma Taça de Portugal que pretendemos vencer e temos já um jogo com o Vitória que está num bom momento."

há 1 horas 20:41

Entrevista a Pinto da Costa

Pinto da Costa aborda, a partir das 21h00, a atualidade do FC Porto, numa entrevista à SIC e SIC Notícias. Siga aqui em direto.

Por Record

27

Deixe o seu comentário

Notícias Mais Vistas

Internacional holandês foi detido no Dubai após ser acusado de importar mais de 1.300 quilos de cocaína

Paul Merson frisa que Liverpool e Bayern Munique são "dois dos bancos de suplentes mais importantes do futebol mundial"

Mexicano Alexis Vega tem estado em destaque, com três golos apontados nos últimos quatro jogos

Técnico deixou duras críticas ao médio inglês

Notícias Vídeos Diretos Fotos
Ler artigo completo