ENTREVISTA ZZ | Nélson Semedo: «Temos de assumir a responsabilidade de ser candidatos»

6 meses atrás 51

No dia em que as novas camisolas de Portugal veem a luz do dia, o zerozero divulga uma entrevista realizada a Nélson Semedo. O lateral direito português, que está de regresso às escolhas de Roberto Martínez falou sobre as suas ambições, sobre o momento de carreira que está a viver no Wolverhampton, mas também das particularidades que privilegia com o equipamento.

Sob o lema Partilha a Paixão, com os novos equipamentos de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol procura «unir e galvanizar o orgulho e apoio de todos os adeptos em tornos das seleções nacionais.»

A camisola principal retoma ao estilo clássico, com o vermelho a ser cor dominante. A gola, assim como as mangas, é preta com um contorno a verde. Já o equipamento alternativo «é inspirado na arte arquitetónica tradicional» de Portugal, com uma espécie do típico azulejo azul pintado na camisola.

zerozero: Nélson, bem-vindo ao zerozero, como é que se está a sentir com a nova camisola? Já a tinha visto?

Nélson Semedo: Vi-a hoje, gosto muito da camisola, só a vi agora e é muito bonita. Tem um padrão que se espalha por toda a camisola.

zz: O símbolo tem relevo?

NS: Sim, tem relevo. Não sei de cor vai ser o nome e os números, mas é bastante gira e confortável. Define um bocado o corpo, o que para mim é algo importante.

zz: A gola e as mangas são diferentes.

NS: Sim, mas é bastante bonito, pois tem um detalhe a verde, que as cores de Portugal. Acho que fizemos uma escolha boa.

zz: Guarda muitas camisolas da seleção, em casa?

NS: Tento guardar, mas é complicado. Temos muita gente a pedir as camisolas da seleção. Pessoalmente, tento guardar algumas para mim, a minha mãe guarda mais do que eu. Ela sabe que dou as minhas camisolas quase todas, prefiro que os meus amigos tenham camisolas. Eu fico com os momentos que vivo com esta camisola vestida, isso é mais importante.

zz: Quando guarda uma camisola é porque motivo?

NS: Sim, é por isso, mas por exemplo, num destes dias, vi um amigo com uma camisola minha, com a data da final da Liga das Nações. Era a camisola do jogo contra os Países Baixos...

Nélson Semedo
10 títulos oficiais

zz: Pediu de volta? (risos)

NS: Não, não pedi de volta, parecia mal (risos)...

zz: Mas teve vontade? (risos)

NS: Vi e pensei que era a camisola certa para ter num quadro...

zz: Pode substituir por uma da estreia no Campeonato da Europa...

NS: Oxalá que sim.

zz: Como está a viver esta fase? Na última convocatória teve um problema e não foi chamado, mas agora como vive estes momentos que antecedem, também, uma grande competição?

NS: Tenho estado bem mentalmente, pois as coisas também têm corrido bem aqui no clube e isso é que nos dá acesso à seleção. Estou mentalizado para tudo, pois só que a seleção é um grupo de elite, mesmo aqueles que ficam de fora são jogadores que podem jogar em qualquer seleção, portanto vamos estar bem representados. Mas, na generalidade estou bem aqui, em Wolverhampton. A equipa está bem, as coisas estão a sair bem e é esperar pela decisão do mister e qualquer que seja essa decisão, com certeza que Portugal vai estar representado da melhor maneira.

zz: Já disse que é a melhor temporada que está a viver no Wolves. Olhando em toda a sua carreira, em que lugar do ranking coloca esta temporada?

NS: Esta temporada, talvez esteja em terceiro lugar das épocas melhores épocas que tive.

zz: Qual é o top-3?

NS: Benfica, na época 2016/17, depois o ano do Barcelona em 2018/19. Essa época foi muito boa para mim. Acho que esta temporada estou fazer uma boa temporada. Coletivamente estamos muito bem e isso faz com que no aspeto individual também consiga estar melhor. Acho que toda a gente aqui no Wolves está a fazer uma boa época.

zz: A seleção está muito bem dotada, é provavelmente a zona do terreno onde a concorrência é mais forte. Como está o seu feeling da possibilidade de ida ao Campeonato da Europa, com tanta qualidade e quantidade de jogadores?

NS: O meu feeling é bom. Obviamente, como referiu nas laterais temos muita qualidade: Nuno (Mendes) e Raphael (Guerreiro) na esquerda, o Cancelo faz os dois lados, o Dalot... Temos malta com muita qualidade, como disse antes, por isso é que disse que a seleção vai ser bem representada de qualquer forma. Mas, estou confiante, pois as coisas têm corrido bem. Mas caso não aconteça a chamada, temos de estar preparados para isso, pois não há espaço para toda a gente. Estou mentalmente preparado para isso, também.

zz: Tem sido moda os jogadores serem filmados a ver a convocatória... Já imaginou como vai ser essa? Vai estar com a camisola vestida?

NS: Normalmente, vejo as convocatórias, mas quando não tenho a oportunidade, mal pego no telemóvel já tenho mensagens de alguns amigos que estão sempre a ver. Geralmente, vejo em casa, ou no centro de estágios, se estiver a treinar.

Jogador tem estado em destaque no Wolverhampton @Wolverhampton Wanderers FC

zz: Alguma superstição?

NS: Nada, nenhuma. Só espero pelo dia... Claro que há aquele nervoso miudinho de estar convocado e poder representar o nosso país.

zz: O que nos pode falar de Roberto Martínez? Ele tem tido um impacto muito positivo no nosso país, também no ambiente à volta da seleção...

NS: Todos no grupo temos uma boa imagem do mister. Ele trouxe muitas coisas boas, trouxe mudança, que estavas a precisar. Obviamente a maneira de jogar, marcamos muitos golos, temos um futebol muito atrativo, fizemos uma qualificação perfeita, com dez vitórias. O jogo do Luxemburgo ganhámos 0-9... Acho que mudámos para melhor, sem querer menosprezar o trabalho do mister Fernando Santos, que foi excelente, pois com ele ganhámos o Campeonato da Europa e a Liga das Nações, só temos a agradecer. Na minha opinião, acho que temos um futebol muito bom, agora.

zz: Tendo Portugal um plantel com tanta qualidade e olhando para os números que já fez referência, quem for convocado arrisca-se a trazer a medalha de vencedor para casa...

NS: Oxalá que seja assim. Temos uma seleção muito boa e é muito difícil qualquer seleção nos ganhar, se estivermos num dia normal. Estamos entre as melhores seleções do Mundo, mas isso de pouco vale, pois os jogos ganham-se dentro do campo. No entanto, acho que temos de estar confiantes, pois temos uma seleção muito boa.

zz: Candidata a ganhar?

NS: Sim, sim e acho que temos de assumir essa responsabilidade. Todos temos a noção que temos um grupo com muita qualidade, que somos uma das seleções mais temida do Mundo, mas temos que ir jogo a jogo com esse pensamento. Queremos ter o pensamento de chegar o mais longe possível, se possível ganhar o Europeu, mas temos de pensar jogo a jogo.

Portugal

Nélson Semedo

NomeNélson Cabral Semedo

Nascimento/Idade1993-11-16(30 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Cabo Verde

Cabo Verde

PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

Ler artigo completo