Enxurrada de novidades Volvo: 10 novos ou renovados modelos a caminho

2 horas atrás 24

A Volvo anunciou o lançamento de 10 novos ou renovados modelos até ao fim de 2026: dois deles serão elétricos e os restantes híbridos plug-in.

Recentemente a Volvo anunciou que já não será 100% elétrica até 2030, porém, não é por isso que vai ficar de braços cruzados. Ser 100% elétrica continua a ser, no entanto, o seu objetivo final. Só que vai ser preciso mais tempo para o alcançar.

Apesar deste abrandamento, as ambições da marca para 2030 continuam a apoiar-se, sobretudo, na crescente eletrificação da gama. A Volvo quer agora que 90% das suas vendas mundiais em 2030 sejam de elétricos e híbridos plug-in, sobrando 10% para propostas mild-hybrid.

Para o conseguir, está a preparar 10 novidades elétricas e híbridas plug-in — entre modelos novos e renovados — que vão ser lançadas até ao final de 2026. Começando pelas novidades elétricas, a marca anunciou o lançamento dos inéditos ES90 e EX60. Enquanto o primeiro fará a sua estreia já em março de 2025, em Estocolmo, na Suécia; o segundo está previsto apenas para 2026.

O ES90 (imagem de topo) será a primeira berlina elétrica da marca e tomará o lugar do S90, devendo partilhar a plataforma com o EX90 — que já testámos… veja o vídeo abaixo —, assim como a bateria de 111 kWh (107 kWh úteis).

O EX60 será, para todos os efeitos, o XC60 elétrico. Porém, não será apenas um XC60 elétrico. O EX60 vai estrear a plataforma SPA3 e já sabemos que irá trazer novos motores elétricos, mais eficientes. O EX60 será o primeiro de uma nova geração de modelos assentes sobre esta plataforma.

O futuro EX60 deverá ser também o primeiro Volvo a recorrer à tecnologia de megacasting na sua produção — tecnologia de fundição que permite reduzir substancialmente o número de peças da carroçaria, simplificando a linha de produção e reduzindo tempo de produção por unidade.

E os híbridos plug-in?

Além dos elétricos, é de esperar novidade híbridas: “continuaremos a investir nos nossos híbridos para que, independentemente da fase em que a mobilidade elétrica se encontre, exista sempre um Volvo adequado a todas as situações e necessidades”.

A primeira novidade a esse nível foi conhecida recentemente: o Volvo XC90 recebeu nova atualização e já pode ser encomendada em Portugal.

A variante híbrida plug-in do XC90 vem com uma bateria de 18,8 kWh, para uma autonomia elétrica de até 71 km em ciclo combinado WLTP. A potência máxima é de 455 cv.

Tendo em consideração a opção tomada para o XC90 — renovação em vez de uma nova geração —, será que veremos o mesmo acontecer com o XC60 (usa a mesma plataforma SPA1) e o XC40 (plataforma CMA)? Teremos de aguardar para confirmar.

Ler artigo completo