Equipa de Fàbregas e Henry a um passo da elite italiana, 21 anos depois

1 semana atrás 30

*Adaptação de um artigo artigo de Gustavo Bica, jornalista do ogol.com.br

Após um fantástico percurso como jogador, Cesc Fàbregas está perto de iniciar sua carreira nos bancos com um fantástico feito. Na última jornada da Série B do Campeonato Italiano, o Como, treinado pelo espanhol e com Thierry Henry entre os acionistas, depende apenas das próprias forças para retornar à elite, 21 anos depois.

Todos os jogos da última jornada têm início marcado para as 19h30 desta sexta-feira. O Como, no segundo posto da tabela, vai defrontar o Cosenza, sem grandes objetivos por lutar a nível classificativo.

Uma vitória do conjunto comandado por Fàbregas carimba o acesso para a Série A. Em caso de empate, o clube da Lombardia precisa de torcer por um tropeção do Venezia, outro candidato à vaga direta.

Embora provável, o Como está avisado para os perigos de facilitismo. A equipa podia ter confirmado a subida direta na jornada anterior, mas escorregou contra o Modena e adiou as definições para esta sexta-feira.

O único garantido na primeira divisão do Calcio para a próxima temporada é o Parma. Após três campanhas na Série B, os Giallo Blu confirmaram matematicamente o acesso e vão estar e modo de celebração no último jogo do campeonato.

Nota ainda para intensa disputa que vai acontecer pela última vaga de subida. Do terceiro ao oitavo colocado, seis clubes disputam em sistema de play-offs: Brescia, Palermo, Sampdoria, Catanzaro e Cremonese já confirmaram presença, com o grupo a ser fechado por Como ou Venezia.

Projeto Fàbregas

Fundado em 1907, o Como disputou por 13 vezes a Série A do Campeonato Italiano. A última presença da equipa na Serie A ocorreu na temporada 2002/03.

Desde então, o clube localizado na região da Lombardia na Itália viveu o fundo do poço disputando a quarta divisão nas temporadas 2017/18 e 2018/19. Campeão na segunda tentativa, o Como entrou um fase ascendente e conquistou a Série C duas temporadas depois.

Como joga num dos estádios mais bonitos do futebol italiano @Getty /

Um dos líderes do atual projeto é um velho conhecido do futebol europeu. Cesc Fàbregas chegou ao Como em agosto de 2022, inicialmente para reforçar o meio-campo do time italiano.

A contratação do espanhol fez parte de um plano de transição de Cesc para a carreira de treinador. Fàbregas disputou 17 jogos pelo Como e contribuiu com duas assistências, antes de pendurar as chuteiras definitivamente. Começou a presente época como treinador dos Sub-20, mas acabou promovido ao conjunto principal. Isto com um pequeno asterisco.

Oficialmente, Fàbregas não é o técnico do clube. O cargo é ocupado pelo galês Osian Roberts, que possui a licença para exercer a função. No entanto, o espanhol comanda as operações e espera ter a situação administrativa resolvida na próxima temporada. 

O ex-médio é também é um dos acionistas minoritários do clube, ao lado do ex-companheiro no Barcelona, Thierry Henry. Mais envolvimento de Cesc no projeto era difícil!

Ler artigo completo