Equipas da Faculdade de Economia do Porto vencem competições de casos de negócio na Holanda e Dinamarca

1 semana atrás 44

As duas competições desafiam estudantes de licenciatura de instituições de ensino superior de todo o mundo a resolver desafios complexos, propostos por empresas.

Equipas da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) venceram duas prestigiadas competições internacionais de casos de negócio: Amsterdam Business Case Competition e Aarhus University Case Competition.

Ambas desafiam estudantes de licenciatura de instituições de ensino superior de todo o mundo a resolver desafios complexos, propostos por empresas. Para isso, os estudantes devem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação e competências como a capacidade analítica, o pensamento crítico, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz.

Inês de Castro, Inês Moura, Vasco Silva e Leonor Moreira venceram a Amsterdam Business Competition. O primeiro caso centrou-se na apresentação de recomendações relacionadas com sustentabilidade no grupo hoteleiro Hilton, exigindo aos alunos uma compreensão profunda da sua cadeia de valor e também das questões ambientais e sociais mais relevantes no sector. O segundo caso, abordou as políticas de inovação e marketing da Ab Inbev, líder multinacional no sector das bebidas, exigindo insights perspicazes e soluções inovadoras.

Na Aarhus Case Competition, realizada na Dinamarca, nove equipas foram desafiadas a resolver três desafios propostos pela OK, uma das principais empresas de energia da Dinamarca – os dois casos introdutórios e um caso longo com a duração de 24 horas – que exigiram aos participantes a capacidade de tomar decisões sob pressão, análise de dados e desenvolvimento de soluções criativas. Esta edição contou ainda com apresentações e workshops das empresas Boston Consulting Group e Deloitte.

A equipa da FEP era constituída pelos estudantes Constança Esteves de Araújo, Lara Forte, Nuno Cassiano e Mariana Simões.

“Os nossos alunos demonstraram um nível excecional de talento, determinação e trabalho”, afirma o diretor da FEP, Óscar Afonso.

“Em ambas as competições, as equipas da FEP desenharam propostas inovadoras e muito bem suportadas do ponto de vista analítico. Para além da qualidade das recomendações fizeram excelentes apresentações orais, destacando-se entre os pares e conquistando o reconhecimento internacional”, destacam as faculty advisors e professoras da FEP Renata Blanc e Catarina Roseira. “Esta conquista é testemunho do seu talento, nomeadamente na capacidade de resolução de problemas e também é resultado da qualidade da educação, excelência e inovação promovidas pela FEP”.

As equipas fazem parte do FEP International Case Team (FICT), um organismo estudantil da FEP, que tem como principal atividade a resolução de casos de estudo.

Ler artigo completo