ESBK 2024 – Vitórias fantásticas de Ivo Lopes e Tomás Alonso no Estoril!

2 meses atrás 66

esbk

O campeonato de velocidade espanhol ESBK esteve este fim de semana no Circuito do Estoril, para cumprir aquela que foi a terceira ronda da temporada 2024.

Conforme já aqui tínhamos adiantado na nossa antevisão, vários pilotos portugueses estiveram em ação, e até em plano de destaque conseguindo mesmo vencer neste que é um dos melhores campeonatos nacionais do Mundo, e uma verdadeira ‘rampa de lançamento’ para outros patamares no motociclismo de competição.

Entre os portugueses o maior destaque vai para o bicampeão espanhol Ivo Lopes. O português da BMW Motorrad EasyRace, após um início de temporada algo complicado e ainda a resolver alguns detalhes na sua M 1000 RR #1, conseguiu no Circuito do Estoril levar a melhor sobre a forte concorrência.

Se na Corrida 1 disputada no sábado Ivo Lopes sentiu um pouco mais de dificuldade para subir ao degrau mais alto do pódio, até porque foi obrigado a recuperar algumas posições em corrida fruto do 6º lugar na grelha de partida, na corrida deste domingo o português arrasou com a concorrência!

esbk

Perante o muito público português que fez questão de marcar presença nesta ronda lusa do ESBK, e assim dar uma força extra aos compatriotas em pista, Ivo Lopes não deu hipóteses e liderou com autoridade a Corrida 2 das Superbike. Apesar do domínio revelado, precisou de gerir a gasolina na última volta de forma a garantir mais uma vitória no Estoril. O português venceu na frente de Unai Orradre, que viu o seu companheiro na equipa Team Honda Laglisse, Borja Gomez, a fechar o pódio.

Com estas duas vitórias, Ivo Lopes sobe na classificação das SBK e ocupa agora o segundo lugar a apenas 8 pontos do líder Unai Orradre, enquanto Tito Rabat está em terceiro com 101 pontos.

Nas corridas das Superbike destaque ainda para a participação do português Afonso Cruz (Alma Racing Team), inscrito na classe Stock 1000, e que na Corrida 1 não terminou a corrida tendo depois sido o 10º na Geral e 4º entre os pilotos Stock 1000.

Também Tomás Alonso (Pons Motosport Italika Racing) conseguiu subir ao degrau mais alto do pódio, neste caso na categoria Supersport 300.

esbk

O piloto que já por três vezes se sagrou campeão nacional na categoria tem estado em destaque no ESBK esta temporada. Tomás Alonso e a sua Kawasaki Ninja 400 conseguiram o 2º lugar na Corrida 1, apenas batido por Gonzalo Sanchez em Yamaha, e sendo que nesse primeiro pódio do fim de semana de ESBK no Circuito do Estoril esteve também Dinis Borges (Speed Master Racing Team), que ficou ainda com a volta mais rápida da corrida.

Na Corrida 2, interrompida devido a uma queda que envolveu diversos pilotos e que foi depois reiniciada com apenas 5 voltas, Tomás Alonso fez ainda melhor e presentou os fãs portugueses no circuito com uma vitória fantástica, conseguida com uma diferença de 0.096s sobre Gonzalo Sanchez, com o pódio a ficar completo com a presença de Michel Agazzi (Yamaha).

No campeonato Tomás Alonso é segundo com 105 pontos, atrás de Gonzalo Sanchez que tem 126 pontos, enquanto Daniel Miralles é o terceiro na classificação das Supersport 300 com 101 pontos somados até ao momento.

Quanto à armada portuguesa presente nas SSP300 nesta ronda do ESBK no Circuito do Estoril, Dinis Borges foi 5º na Corrida 2, fechando então de forma positiva o fim de semana, Martim Jesus (Team Moto Clube de Loulé) foi por duas vezes o 9º, Martim Lima (Deza Box77) foi 13º no sábado e 15º no domingo, e por fim temos Vasco Gonçalves que começou com o 18º e depois melhorou para 16º.

Nas Stock 600, e pese embora tenha sido Gonçalo Capote (EasyRace Team) a ser o português com melhor qualificação ao ser 17º na grelha de partida, acabaria por ser Rodrigo Valente (Ilusion Racing), piloto apoiado pela Revista Motojornal, a ser o melhor português nas duas corridas.

O piloto de Sintra foi 11º na Corrida 1 e na Corrida 2 fez melhor ao fechar a sua participação na terceira ronda do ESBK com um 9º lugar. Também nas Stock 600 tivemos a participação de mais um jovem piloto luso. Isaac Rosa (Team Moto Clube de Loulé) foi 13º na Corrida 1 e 12º na Corrida 2.

Nas PréMoto3 o piloto que defendeu nessa categoria as cores nacionais foi Pedro Matos (QRG Cerro Group). Garantiu o 6º lugar na qualificação e depois começou com um excelente 5º lugar na Corrida 1 de sábado, tendo este domingo fechado a sua participação com o 8º lugar na Corrida 2.

Por último, nas Moto4 tivemos a prestação sólida de Alexandre Inácio. O jovem piloto do Team Moto Clube de Loulé conseguiu ‘arrancar’ o 10º lugar na Corrida 1, fazendo melhor ainda na Corrida 2 de domingo ao cruzar a meta em 8º.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!

Ler artigo completo