Escândalo em Espanha: ordem de detenção para Luis Rubiales, ex-líder da federação

6 meses atrás 76

Na sequência das investigações na manhã desta quarta à RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), as autoridades espanholas emitiram um mandato de detenção a Luis Rubiales, o principal envolvido no motivo das buscas.

O antigo presidente da RFEF, segundo a Marca, está «fora de Espanha, presumivelmente na República Dominicana». Este país não tem acordo de extradição com o estado ibérico e isso impede «uma extradição imediata», mas isso não significa que a mesma não se venha a concretizar.

Durante a tarde, a Real Federação Espanhola de Futebol mostrou-se cooperante com a investigação, como assegurou em comunicado.

«A RFEF oferece a sua total colaboração às Forças de Segurança do Estado, bem como à Justiça, após a busca na sua sede e optou por uma transparência absoluta na instituição que dirige o futebol em Espanha. Neste sentido, considera que a investigação em curso deve ir até ao fim. A Federação mostra a sua profunda preocupação pelos factos ocorridos hoje e oferece toda a transparência possível, honrando os valores que o futebol representa e que os seus dirigentes devem defender, sendo um exemplo para a sociedade.»

Recorde-se que a investigação em causa visa os contratos assinados com a Arábia Saudita, para a Supertaça de Espanha ser disputada no país asiático a troco de 40 milhões de euros anuais (durante seis anos, 240 milhões de euros no total).

Vale a pena recordar que Luís Rubiales foi forçado a abandonar a presidência da federação espanhola, na sequência de uma denúnica de assédio sexual feita por Jenni Hermoso, jogadora da seleção feminina. Rubiales foi suspenso três anos pela FIFA.

Espanha

Luís Rubiales

NomeLuis Manuel Rubiales Béjar

Nascimento/Idade1977-08-23(46 anos)

Nacionalidade

Espanha

Espanha

FunçãoPresidente

Ler artigo completo