Espanha acaba com "Vistos Gold" para investidores imobiliários

5 meses atrás 60

08 abr, 2024 - 19:25 • Ricardo Vieira, com Reuters

O fim da medida destina-se a responder à crise no acesso à habitação que também se faz sentir em Espanha.

Espanha vai acabar com o programa de "Vistos Gold" para investidores em imobiliário, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro Pedro Sánchez.

O fim da medida destina-se a responder à crise no acesso à habitação que também se faz sentir em Espanha.

Pedro Sánchez pretende que o acesso à habitação acessível seja “um direito e não um negócio especulativo”.

O atual programa de "Vistos Gold" permite a cidadãos extracomunitários obterem autorização de residência no país durante três anos a troco de um investimento de 500 mil euros no setor imobiliário, sem contraírem um crédito para tal.

"Atualmente, 94 em cada 100 Vistos Gold estão ligados a investimento imobiliários, em grandes cidades onde o mercado está em stress e onde é quase impossível encontrar habitação para quem já vive, trabalha ou paga impostos lá", declarou o primeiro-ministro espanhol.

O Governo de Madrid vai aprovar o fim do programa no conselho de ministros de terça-feira, após um relatório apresentado ao Ministério da Habitação.

Desde o início dos "Vistos Gold", em 2013, até novembro de 2022, Espanha emitiu quase cinco mil autorizações de residência para cidadãos extracomunitários.

O programa rendeu mais de 3,4 mil milhões de euros às Finanças espanholas, até 2023, indica um relatório da organização Transparência Internacional. Os investidores chineses lideram a lista, seguidos dos russos.

Destaques V+

Ler artigo completo