O alerta de um taxista evitou que 12 pessoas ficassem presas num incêndio numa habitação em Vitoria-Gasteiz, no País Basco, em Espanha. Segundo a estação espanhola Telecinco, o homem estava a passar pela zona, pelas 00h40 (23h40 de terça-feira em Lisboa), e apercebeu-se das chamas.
O incidente ocorreu numa habitação social do complexo religioso do Mosteiro da Visitação e, de acordo com a diocese de Vitoria, foi "provocado por um fogão".
Após o alerta do taxista, uma patrulha da polícia deslocou-se ao edifício e conseguiu retirar com segurança os 12 inquilinos, dois dos quais menores. Minutos depois, o teto do edifício desabou.
"Quem sabe o que teria acontecido se esta patrulha não tivesse atuado tão rápida e prontamente", disse o conselheiro de segurança da Câmara Municipal de Vitoria, Iñaki Gurtubai, acrescentando que os inquilinos "estavam a dormir" quando o incêndio começou.
A Diocese de Vitória, proprietária do edifício, adiantou que o edifício "ardeu completamente". "Os 12 inquilinos, todos eles pessoas sem recursos, passaram a noite nos quartos das Irmãs Salesas, em colchões no chão", acrescentou, garantindo que os moradores "estão bem" e deverão ser alojadas "nas próximas semanas" noutras instituições.
Pode ver, na galeria acima, imagens do incêndio.
Leia Também: Menino Jesus roubado em Espanha 'reaparece' em festival de música