Espanha: Inflação cai em 2023 mas alimentos estão mais caros

9 meses atrás 77

Explicação para a queda nos dois índices de inflação está na estabilização dos preços dos alimentos, que ficaram abaixo dos dois dígitos ao fim de 19 meses. Azeite é considerado o “rei dos aumentos” no cabaz alimentar: preço subiu quase 55% face a 2022.

A taxa de inflação em Espanha caiu para os 3,1% em dezembro, uma descida ligeira de uma décima em relação ao mês anterior. Ainda assim, trata-se do nível mais baixo registado desde agosto de 2023.

Já a inflação subjacente reduziu-se até aos 3,8%, marcando o valor mais baixo desde março de 2022.

Segundo os dados do órgão estatístico espanhol, a explicação para a queda nos dois índices de inflação está na estabilização dos preços dos alimentos, que ficaram abaixo dos dois dígitos ao fim de 19 meses. Ainda assim, os produtos alimentares ficaram 7,3% mais caros que no fim de 2022.

Ainda nos termos alimentares, o azeite foi o produto que verificou um ano recorde, sendo considerado o rei dos aumentos do cabaz alimentar. O azeite encerrou 2023 a mais 54,6% que no ano anterior, apesar de verificar duas quedas consecutivas na taxa homólogas nos últimos dois meses do ano.

A inflação do total do ano ficou nos 3,5%, uma melhoria em relação aos dados do ano passado, lembrando que a taxa se fixou nos 8,3% em 2022, o maior nível já visto desde 1986.

Ler artigo completo