Está a ser um inverno mais quente do que o habitual, em várias regiões espanholas. Na Catalunha entram esta quinta-feira em vigor restrições ao consumo de água.
A partir desta quinta feira, dia 1 de fevereiro, as regras que já estavam em vigor na região de Málaga, e que restringem as horas e a quantidade de água que se pode consumir, estendem-se igualmente à Catalunha.
Embora haja diferenças muito grandes nos reservatórios da região, com alguns a 80% e outros abaixo dos 10% da capacidade de armazenamento, as autoridades decidiram aplicar medidas para tentar preservar a água que existe.
“A situação é mais grave do que em 2008 porque é constante. Estamos abaixo, muito abaixo, do padrão normal durante muito tempo seguido. E isto é o que mais custa, porque conseguimos ser bastante resistentes a períodos de seca com algumas tréguas, mas esta intensidade é fora do normal, devo dizer", defende uma das investigadores da organização Investigação Água e Floresta, Annelies Broekman
Em algumas localidades espanholas, apenas as fontes públicas têm água potável, que os habitantes têm de ir buscar várias vezes ao dia. E mesmo estas, já estão a escassear.
Segundo os dados oficiais, esta é a seca mais grave a atingir a Catalunha desde que há memória.