Espanha vai aumentar progressivamente IVA dos produtos alimentares

2 meses atrás 74

Governo espanhol vai mexer no IVA dos produtos alimentares. O azeite, que beneficia de uma isenção do IVA, vai passar para o patamar de 4%.

Espanha vai proceder a uma mudança nas taxas do IVA nos produtos alimentares com aumentos progressivos que deverão ter início em setembro. Este aumento visa uma mudança fiscal para produtos que nesta altura beneficiam de isenção e que têm uma taxa de 5%. Em janeiro já terão taxas de 4% e 10%, indicou o “El Economista” esta terça-feira.

Em termos práticos, os preços dos produtos que atualmente estão isentos de IVA vão manter a taxa até 30 de setembro e de 2% até dezembro. Os produtos que têm uma taxa de 5% vão ficar nesse patamar até 30 de setembro e terão um aumento da taxa até 7,5% a partir de outubro, especificou o executivo espanhol.

A isenção do IVA inclui produtos como leite, pão, ovos e queijo, e às frutas, leguminosas, cereais e vegetais, e as massas têm uma taxa de 5%. O azeite foi adicionado este mês à lista de produtos que beneficiam da isenção de IVA, e quando terminarem as isenções, entrará na lista de produtos com uma taxa de 4%.

Ler artigo completo