Espanha vai passar a fornecer paracetamol a toda a UE

7 meses atrás 80

A UE tem procurado voltar a trazer a produção de medicamentos para o bloco, uma vez que se vê muito dependente dos países asiáticos e tal dependência causou graves problemas de abastecimento durante a pandemia.

Espanha vai ser responsável pela produção e fornecimento de paracetamol aos estados-membros da União Europeia (UE). Segundo revela o jornal ‘El Economista’, está a ser construída em Espanha uma fábrica de síntese para este medicamento.

Os países europeus têm uma dependência farmacêutica em relação aos países asiáticos, depois de muitos laboratórios terem transferido as suas instalações para a China e Índia devido aos altos custos de fabricação e à modificação das condições de produção de medicamentos no continente.

Durante a pandemia esta situação foi acentuada, altura em que começaram a existir mais problemas de abastecimento de alguns medicamentos. “Antes da Covid-19, nem um grama de paracetamol era sintetizado no continente”, revelou María Jesús Lamas, diretora da agência espanhola de medicamentos e produtos de saúde.

Por esta razão a UE tem procurado inverter esta situação, trazendo de volta a produção farmacêutica para o bloco europeu, no âmbito da renovação da regulamentação farmacêutica europeia.

María Jesús Lamas afirmou que o retorno à fabricação de medicamentos deve ser feito “estrategicamente”. Na sua opinião não é possível devolver toda a produção que foi descentralizada, mas é possível para alguns produtos, inclusive o paracetamol.

Ler artigo completo