Especialistas apontam fatores que arruínam a nossa pele

4 meses atrás 66

Há hábitos que a maioria de nós tem diariamente e que arruínam a pele. Alguns até de forma inconsciente. 

"Dietas menos inflamatórias diminuem a degradação do colágeno, uma proteína que mantém a nossa pele mais firme. Recomendamos frutas ricas em antioxidantes, verduras, legumes e proteínas", aponta a dermatologista Ana Maria Pellegrini, em declarações ao Sport Life. Salientando que a exposição solar em excesso é o fator externo que mais contribui para o envelhecimento da pele, acrescenta que o tabaco, álcool, stress, sedentarismo, poluição e alimentos com alto índice glicémico e ultraprocessados também têm impacto. 

Leia Também: O alimento (acessível) que mulheres com mais de 50 anos devem privilegiar

No que toca aos alimentos, a principal recomendação é evitar o excesso de açúcar, pois pode causar inflamação. "Refrigerantes gaseificados, glúten para doentes que têm sensibilidade e ultraprocessados ricos em gordura saturada também promovem inflamação", indica Pellegrini.

A nutróloga Marcella Garcez corrobora: "São os [alimentos] ricos em açúcar adicionado, como doces e gomas, ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como os alimentos gordurosos de origem animal, 'fast food', fritos, produtos de panificação, carnes processadas, como os frios e embutidos, alimentos industrializados ultraprocessados, como refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, massas instantâneas, o consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas e com cafeína. Todos devem ser consumidos com parcimónia".

Leia Também: O 'truque' para um cérebro saudável passa pelo consumo deste nutriente

A especialista afirma que "a hidratação adequada e o consumo de água têm um impacto significativo no aspeto da pele, especialmente quando se trata de retardar os sinais de envelhecimento". "A água desempenha um papel fundamental na saúde e na aparência da pele, porque é essencial para mantê-la hidratada, para manter a sua elasticidade, evitar a flacidez e a perda de firmeza cutânea", explica.

Além disso, "também ajuda o organismo a eliminar toxinas e resíduos, além de regular a temperatura corporal e a circulação sanguínea, o que pode influenciar a saúde e o aspeto da pele".

Leia Também: Nutricionista indica cinco frutas que todos devíamos comer diariamente

Ler artigo completo