Está a usar o mesmo protetor solar desde o ano passado? Não devia...

11 meses atrás 197

Não quer desperdiçar o protetor solar que sobrou do ano passado e decidiu simplesmente não comprar um novo? Antes de começar a aplicar no corpo verifique o prazo de validade. Sim, é mesmo importante, segundo Joyce Park, uma dermatologista, fundadora da marca Skin Refinery e criadora de conteúdos, entrevistada no Huffpost, agregador de blogues. 

Leia Também: Se vai à praia, tenha atenção e evite estes erros ao usar protetor solar

Porquê? "Os ingredientes dos protetores solares decompõem-se ao longo do tempo, pelo que, após o prazo de validade, não sabemos realmente qual a eficácia desse protetor solar na proteção da pele contra os raios ultravioletas", explica a médica. Isto pode fazer com que se torne inútil, não protegendo a pele contra contra escaldões, mas também de problemas mais graves como cancro.

É importante saber que o aviso é válido para quem usa protetores solares químicos e minerais. "Os filtros utilizados nos protetores solares químicos (como a avobenzona e o octinoxato) tendem a oxidar-se e a perder eficácia ao longo do tempo", explica Shasa Hu, outra dermatologista. 

Já nos protetores solares minerais, embora os ingredientes como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio não tenham o mesmo problema, outros utilizados nestas fórmulas "continuam a deteriorar-se, reduzindo a sua capacidade de proteger adequadamente a sua pele", acrescenta. 

Além disto, indivíduos com a pele mais sensível, estão em risco de alergias e irritação, ao utilizar um protetor solar fora da validade. Mesmo assim, num aperto, é sempre melhor utilizar um produto antigo do que não aplicar nada. 

É que "a maioria das pessoas não reage negativamente a um protetor solar fora de prazo e para compensar a diminuição da eficácia, aplique mais e volte a aplicar com mais frequência", aconselha Shasa Hu.

Leia Também: Caso apanhe um escaldão, coma isto. Vai ajudá-lo a recuperar rapidamente

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Ler artigo completo