Está encontrada a nova atração do imobiliário e tem a ver com as suas compras on-line

4 semanas atrás 13

Cada vez há mais gente a fazer compras on-line, sobretudo nas principais áreas urbanas. Esta tendência conheceu um impulso adicional durante a pandemia e, em consequência, muitas marcas começaram a procurar desesperadamente locais de armazenagem para os seus produtos, especialmente nas periferias das cidades.

O objetivo é estar o mais perto possível dos consumidores, sobretudo para se poder dar resposta à chamada ‘last mile delivery’ (entrega na última milha), ou seja, um ponto intermédio entre os grandes centros logísticos e a casa de quem fez a encomenda on-line.

Na verdade, para além da reta final do processo de entrega há também uma procura crescente de armazéns e, como faz questão de salientar Eric Van Leuven, diretor da C&W para Portugal, “se excluirmos o investimento recente da [espanhola] Merlin em Castanheira do Ribatejo – de 45 mil metros quadrados -, há dez anos que não se fazem áreas logísticas novas de grande dimensões em território nacional”.

O mesmo responsável nota que o sector da logística “é um daqueles em que o potencial de valorização é, agora, enorme”. Eric Van Leuven afirma que, aliás, os promotores imobiliários já estão claramente a posicionarem-se para responderem à procura crescente que agora é sentida no mercado e, entre eles, há muitos operadores estrangeiros”.

Em suma “há aqui claramente todo um mercado por explorar” e, tudo indica, segundo o diretor da C&W, que este será, provavelmente, o próximo grande dinamizador do mercado imobiliário em Portugal.

No seu relatório de outono apresentado esta segunda-feira, a consultora C&W sublinha que face à escassez de oferta de qualidade, “mantém-se o sucesso da promoção [imobiliária] especulativa, maioritariamente absorvida através de acordos de pré-ocupação, particularmente nas zonas de Lisboa (Alverca e Azambuja) e Porto (Maia e Via Norte)”. A C&W prevê mesmo “um aumento sustentado das rendas ao longo dos próximos anos”.

Ler artigo completo