Esta foi a primeira ponte sobre o Tejo na região de Lisboa

10 meses atrás 185

Inaugurada em 1951, a Ponte Marechal Carmona custou 130 mil contos (cerca de 648 mil euros) e foi a primeira travessia sobre o Tejo na região de Lisboa.

Ponte Marechal Carmona - Vila Franca de Xira

© Miguel Dias / Razão Automóvel

A Ponte Marechal Carmona pode não ter o protagonismo ou o movimento da Ponte 25 de Abril ou da Ponte Vasco da Gama, mas será sempre a primeira ponte sobre o rio Tejo da região de Lisboa.

Inaugurada no dia 30 de setembro de 1951, em Vila Franca de Xira, a Ponte Marechal Carmona começou a ser imaginada muito antes disso, ainda nos anos 20 do século passado.

O primeiro pedido oficial da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a construção de uma ponte sobre o Tejo data de 1924. O objetivo era, claro, o de unir as duas margens do rio, algo que até então só era feito pelos “gasolinas”, os barcos a motor que transportavam pessoas, carros e também gado.

Essa viagem de barco durava cerca de 15 minutos e ligava Vila Franca de Xira ao cais do Cabo, do outro lado do rio, e vice versa. A passagem custava cerca de 50 centavos de escudo. Na época, a ponte sobre o Tejo mais próxima de Lisboa era a Ponte D. Luís I, que unia Santarém a Almeirim.

A localização estratégica de Vila Franca de Xira, entre Santarém e Lisboa, e o facto de ser, ao mesmo tempo, um ponto de confluência de algumas estradas que faziam a ligação entre o norte e o sul, também pesou na decisão de fixar esta travessia do Tejo naquela região.

ponte marechal carmona - vila franca de xira© Razão Automóvel Os cinco arcos da ponte foram construídos em Inglaterra, nos estaleiros de uma das empresas do grupo a quem a obra foi adjudicada, e depois transportados para Portugal de barco

Início dos trabalhos

Passaram mais de 20 anos entre o primeiro pedido e o início dos trabalhos de construção, que só arrancaram a 26 de março de 1949. A obra foi adjudicada ao grupo Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, LDA. e à empresa Norman Long & Co., Ltd., que prometiam concluir a obra no prazo de 1000 dias por 130 mil contos (cerca de 648 mil euros).

Sabia que:

Com uma estrutura composta por 37 pilares, dos quais quatro no leito do rio, as fundações da ponte foram construídas em estacas de betão cravadas com 60 cm e 50 cm de diâmetro e com 25 m de comprimento.

Na época, foi a maior e a mais dispendiosa empreitada alguma vez adjudicada pelo Estado português. Os 130 mil contos da obra não só incluíam a construção da ponte bem como de todos os acessos em redor.

A inauguração aconteceu a 30 de dezembro de 1951 e contou com a presença do general Francisco Craveiro Lopes, o então Presidente da República, e de António de Oliveira Salazar, o então presidente do Conselho de Ministros.

Quanto à escolha do nome, foi uma homenagem ao Marechal Óscar Carmona, o 11.º Presidente da República Portuguesa e que faleceu uns meses antes da inauguração.

Uma obra transformadora

Foi a primeira ponte sobre o rio Tejo na região de Lisboa e isso, só por si, ajuda a perceber a importância que esta infraestrutura teve na época, não só na região como em todo o país.

Aliás, foi precisamente isso que se ouviu no discurso do General Francisco Craveiro Lopes na inauguração da Ponte, disponibilizado no arquivo do Museu da Presidência da República:

A tal devemos que aqui viéssemos hoje para inaugurar a “Ponte Marechal Carmona” que, ligando as margens do Tejo, interessa não só a esta região, mas sim ao País, porque nele encurta distâncias e permite fácil circulação dos homens e sua fazenda.

General Francisco Craveiro Lopes, o 12.º Presidente da República Portuguesa

Com 1224 m de comprimento e com um tabuleiro central de 524 m, a Ponte Marechal Carmona foi o principal ponto de travessia do rio Tejo até 1966. Ou seja, até ao ano em que foi inaugurada a Ponte Salazar, rebatizada anos mais tarde de Ponte 25 de Abril. Nessa altura, o tráfego da Ponte Marechal Carmona diminuiu para menos de metade.

Atualmente atravessam a Ponte Marechal Carmona cerca de 15 mil veículos por dia. E continua a ser a única ponte sobre o rio Tejo na região de Lisboa que é de travessia gratuita em ambos os sentidos.

Ler artigo completo