Estabilidade e liderança Santa

7 meses atrás 57

O Santa Clara segue a todo o gás rumo à Primeira Liga. O conjunto açoriano recebeu e venceu o Leixões por 1-0 para continuar o seu trajeto quase imaculado na Liga Portugal Sabseg. A equipa liderada por Vasco Matos somou a sua 12ª vitória em 19 jornadas e retomou a liderança da prova, ultrapassando o AVS.

Polos opostos

De visita aos Açores, o Leixões vivia e vive um momento mais sensível que o seu adversário. Se um é candidato a voltar à Primeira Liga, o outro é candidato a descer ao terceiro escalão. Com Carlos Fangueiro a estrear-se no banco dos matosinhenses, a entrada dos bebés do mar foi muito positiva, com coragem e a tentar encarar o adversário nos olhos.

Numa primeira parte dificultada pelo terreno em estado debilitado, as duas equipas demoraram a engrenar e o jogo carecia de entusiasmo. A pouca fluidez e aposta nas segundas bolas tornou o duelo equilibrado.

Raça foi a palavra de ordem para o novo técnico leixonense e a sua equipa cumpriu nesse aspeto, mas a diferença entre as duas equipas sentiu-se. À entrada para a hora de jogo, uma recuperação em zona adiantada permitiu que Vinícius Lopes fizesse o primeiro do jogo, com o patrocínio de Ricardinho.

A missão tornou-se ainda mais difícil para os visitantes pouco tempo depois com a expulsão de Alhassan Wakaso por vermelho direto, num lance disparatado do médio. Sem permitir perigo e com mais uma unidade, o Santa Clara conseguiu ter ainda mais controlo na partida.

Castigo máximo de confirmação

Mesmo com estas contrariedades todas, a equipa do Leixões não deu descanso ou estendeu o tapete ao líder. Firme na sua intenção, não facilitou a vida ao conjunto de Vasco Matos. Mesmo sem conseguir beliscar o Santa Clara, a equipa visitante tão pouco se rendeu.

Por breves momentos, os açorianos sentiram algum desconforto no jogo, apesar de nunca terem perdido verdadeiramente o norte. Aos 70 minutos, Ricardinho foi parado na área adversária com falta e, de grande penalidade, Safira ampliou o marcador e tirou o Leixões do jogo.

Os homens da casa não concederam oportunidades de golo e ainda estiveram perto de fazer o terceiro. Sem o conseguirem fazer, mantiveram o jogo no bolso e somaram mais um jogo com a sua baliza inviolável.

Com 42 pontos, o Santa Clara regressou ao primeiro lugar e com um registo impressionante: em 19 jogos sofreu apenas 10 (!) golos, numa prova de estabilidade e segurança.

Ler artigo completo