Estado vai arrecadar 500 milhões de euros com expansão da Portela

4 meses atrás 36

Aumento da capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, decidida pelo Governo para aguentar o turismo até Alcochete estar pronto, representa mais receita pela concessão, avança em exclusivo o JE esta sexta-feira.

O aumento da capacidade do Aeroporto Humberto Delgado vai permitir ao Estado um encaixe de 500 milhões de euros provenientes da ANA até 2062, de acordo com cálculos efetuados pelo JE divulgados na edição desta sexta-feira que já pode ser lida em papel e nas plataformas digitais da publicação.

Estes cálculos têm por base o esperado aumento de 30% no número de passageiros que deverão passar pela Portela após as obras de alargamento que estão previstas pelo Governo e que foram anunciadas no seguimento da divulgação da localização do futuro aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

Como se espera, com o aumento do tráfego, crescerão também as receitas provenientes das taxas aeroportuárias cobradas pela ANA, incluindo da parte que cabe ao Estado.

O reforço da Portela, que visa aumentar a capacidade do aeroporto para um máximo de 45 milhões de passageiros/ano, não será fácil, uma vez que a ANA está desde já a sentir dificuldades para executar o primeiro conjunto de obras de ampliação decidido pelo anterior executivo em dezembro.

Ler artigo completo