Estados Unidos já gastaram cerca de 20 milhões de dólares com manutenção de iate de oligarca russo

6 meses atrás 68

O iate Amadea, pertencente ao oligarca russo Suleiman Kerimov, foi apreendido, em 2022, pelos Estados Unidos, e tem causado uma despesa mensal de cerca de um milhões de dólares ao governo norte-americano.

Os Estados Unidos têm gasto cerca de um milhão de dólares por mês para manter, no porto de San Diego, o luxurioso super iate, Amadea, do oligarca russo, Suleiman Kerimov. Desde que foi apreendido, o governo norte-americano já gastou cerca de 20 milhões de dólares, segundo a ‘CNN’.

O iate foi apreendido num porto das ilhas Fiji, em 2022, pelo departamento da justiça, com o objetivo de pressionar o Kremlin. Os procuradores dos Estados Unidos alegam que o proprietário do iate, cuja fortuna está avaliada em 10,7 mil milhões de dólares pela Forbes, violou as sanções dos Estados Unidos, ao usar o sistema bancário norte-americano para cobrir as despesas do navio.

Os procuradores federais pedem agora permissão aos juízes para vender o iate, uma vez que as despesas são já elevadas como comprovam os 20 milhões de dólares já despendidos. Segundo os US Marshals, o iate foi avaliado em 230 milhões de dólares.

De acordo com os registos do tribunal, os custos mensais para manter o iate rondam os 600 mil dólares, somando-lhes 144 mil dólares adicionais para pagar o seguro e 178 mil dólares com despesas em taxas únicas ocasionais para cobrir despesas de permanência na doca. Somando estes valores, o gasto com este iate chega a um total de 922 mil dólares mensais.

A empresa Millemarin Investments e o oligarca russo Eduard Khudainatov, apresentaram-se em tribunal para se oporem à venda e reivindicarem o iate, oferecendo-se para reembolsar o governo norte-americano pelos custos de manutenção.

Ler artigo completo