Estados Unidos terão avisado Iraque antes de ataques

7 meses atrás 95

Os Estados Unidos terão avisado o Iraque previamente dos ataques que atingiram o território na sexta-feira, disse uma fonte do executivo dos EUA à cadeia NBC.

"Não foi um grande alerta, mas não é correto dizer que não foram informados", disse, numa altura em que o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, rejeitou que os ataques tenham sido coordenados previamente entre Washington e Bagdade.

A NBC diz que os os ataques estiveram diretamente relacionados à Guarda Revolucionária do Irão, numa resposta direta à morte de três militares norte-americanos na Jordânia.

"O que viram ontem à noite e o que vão ver outra vez não é insignificante. Há outras coisas que vamos fazer. Algumas serão visíveis, outras não", disse a mesma fonte à cadeia norte-americana.

Na madrugada de hoje, os Estados Unidos bombardearam 85 alegadas posições de milícias apoiadas pelo Irão, no Iraque e na Síria, em retaliação pela morte, no último fim de semana, de três militares norte-americanos na fronteira entre a Síria e a Jordânia.

Pelo menos 23 pessoas morreram, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental sediada em Londres.

Leia Também: Bombardeamentos dos EUA no Iraque e Síria contribuem para "escalada"

Ler artigo completo