Estátua romana com 1.800 anos encontrada durante obras em Inglaterra

6 meses atrás 51

Uma estátua romana com mais de 1.800 anos foi encontrada por um trabalhador da construção civil durante obras num parque de estacionamento, na Burghley House, um palácio da era Tudor, localizado em LincoInshire, na Inglaterra.

Segundo a Burghley House, num comunicado no seu site, a descoberta foi feita por Greg Crawley, um trabalhador que estava a dirigir uma escavadora e reparou num "objeto pálido entre a terra levantada" que estava a escavar para o parque de estacionamento da mansão histórica, que remonta ao século XVI.

"Tive um verdadeiro choque quando o balde da escavadora rolou sobre o que eu pensava ser uma grande pedra e mostrou um rosto. Quando peguei nela, apercebi-me que era a cabeça de uma estátua", disse Crawley, citado na nota. 

"Nem queria acreditar quando me disseram que era uma estátua de mármore romana. Foi uma sensação incrível ter encontrado algo tão antigo e especial. Sem dúvida a minha melhor descoberta de sempre", acrescentou.

A descoberta do rosto, que só agora foi revelada, aconteceu em abril de 2023 e, duas semanas depois, quando a obra no parque de estacionamento já estava quase concluída, foi encontrado o busto da estátua.

A mysterious 1,800-year-old Roman statue found at Burghley!

During the construction of our new visitor car park in spring 2023, digger driver Greg Crawley stumbled upon an the marble head of a Roman Lady…

Now on display inside Burghley House 🤩https://t.co/0gaeWXwRqb pic.twitter.com/19wQDjyWpy

— Burghley (@burghleyhouse) March 13, 2024

As duas partes foram analisadas pelo conservador de Burghley e depois enviadas para um conservador profissional, que conseguiu limpar e consolidar cuidadosamente a figura antes de voltar a montar ambas as peças como tinham sido concebidas.

"Depois de ser limpa, os peritos dataram a escultura do século I ou II, com uma cavilha de ferro adicionada mais tarde, permitindo que fosse anexada a um busto ou pedestal", disse a Burghley House, acrescentando que "este tipo de adaptação era frequentemente realizado por negociantes italianos de antiguidades durante o final do século XVIII para tornar os fragmentos antigos escavados mais atrativos para os aristocratas".

Acredita-se que a peça possa ter vindo de uma das duas viagens que o 9.º conde de Burghley fez a Itália, por volta de 1760. No entanto, "permanece um mistério completo como é que a cabeça e o busto acabaram enterrados no parque".

Segundo a Burghley House, há explicações que "vão desde um roubo que correu mal até alguém que simplesmente descartou a estátua, que acabou por ficar coberta pelo solo".

A estátua estará em exposição na Burghley House a partir do próximo sábado, 16 de março.

Leia Também: Azar no amor? Estátua de Julieta danificada por turistas em Verona

Ler artigo completo