Estátuas de figuras coloniais vandalizadas na véspera do Dia da Austrália

7 meses atrás 84

Duas estátuas de figuras associadas ao colonialismo foram vandalizadas durante a noite de quinta-feira, na cidade australiana de Melbourne, na véspera do polémico feriado nacional que marca a chegada da frota britânica que colonizou o país, há mais de 200 anos.

Uma estátua do explorador britânico James Cook, que mapeou a costa leste da Austrália, foi cortada pelos tornozelos e desfigurada, em St Kilda, no sul de Melbourne. Na escultura, é possível ler-se a frase "A colónia falhará", em inglês.

Uma segunda estátua, desta vez da Rainha Vitória, foi coberta de tinta vermelha.

“Este tipo de vandalismo não tem lugar na nossa comunidade”, disse Jacinta Allan, primeira-ministra do estado de Victoria, citada pela agência Reuters.

Saliente-se que o Dia da Austrália é comemorado anualmente a 26 de janeiro, assinalando o dia em que a Grã-Bretanha estabeleceu o estado de Nova Gales do Sul como colónia penal, em 1788.

Two colonial statues in Melbourne vandalized on the eve of Australia Day.

The statue of Captain Cook in St Kilda, Melbourne was toppled overnight with "The colony will fall" spray painted on its base.

The Queen Victoria statue in Melbourne CBD was covered in red paint. pic.twitter.com/fUurRnKXhQ

— Radical Graffiti (@GraffitiRadical) January 25, 2024

O feriado é celebrado por muitos australianos com churrascos e passeios à praia. É, além disso, uma data popular para os imigrantes receberem a cidadania australiana.

Contudo, muitos outros australianos, particularmente entre a comunidade indígena, consideram a data ofensiva, já que comemora a perda da sua soberania. Espera-se, assim, que milhares de pessoas levem a cabo manifestações um pouco por todo o país, na sexta-feira.

Leia Também: Ciclone Kirrily ameaça nordeste da Austrália (com ventos de 160 km/h)

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo