Este leão não é para 'rapazinhos'. As notas do Young Boys-Sporting

7 meses atrás 45

O Sporting colocou-se, ao final da tarde de quinta-feira, a um curto passo de carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Liga Europa, graças ao triunfo conquistado no tão badalado relvado sintético Stade de Suisse, em Berna, sobre o Young Boys, por 1-3.

Os leões assinaram uma entrada em campo vigorosa, praticamente não deixando os homens da casa saírem do próprio meio-campo durante os dez minutos inaugurais. Aliás, ao fim de 26 segundos, até já podiam ter tido motivos para festejar, não fosse a saída de David von Ballmoos aos pés de Viktor Gyokeres.

Aos poucos, os suíços foram-se 'libertando das amarras', e, aos 12 minutos, Lukasz Lakomy rematou para uma defesa atenta de Antonio Adán. Instantes depois, o espanhol voltou a dizer 'presente', desta feita, ao negar o golo a Aurèle Amanda, com uma defesa fantástica.

O mesmo Aurèle Amanda que, aos 32 minutos, acabou por 'borrar a pintura', visto que, na tentativa de impedir que um cruzamento de Marcus Edwards chegasse a Viktor Gyokeres, acabou por colocar a bola na própria baliza.

Sete minutos depois, Marcus Edwards entrou grande área dentro e foi derrubado por David von Ballmoos, tendo Viktor Gyokeres aproveitado para fazer o gosto ao pé, na consecutiva grande penalidade. No entanto, o jogo ainda não estava resolvido.

À beira do apito para o intervalo, Filip Ugrinic marcou na sequência de um lance de insistência, e, de seguida, Cedric Itten repôs a igualdade. No entanto, esta segunda jogada acabou por não valer de nada, uma vez que foi anulada, por posição irregular.

A abrir a segunda parte, Gonçalo Inácio também deixou a sua marca, com um cabeceamento certeiro. Já na reta final, houve mais um golo anulado, desta feita, a Darian Males. Aos 89 minutos, Mohamed Camara recebeu ordem de expulsão e 'matou' o jogo.

Sporting e Young Boys voltam a medir forças dentro de, precisamente, uma semana, desta feita, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no estádio de Alvalade, onde ficará, definitivamente, decidido o vencedor desta eliminatória.

Figura

Marcus Edwards foi a principal novidade promovida por Rúben Amorim no onze inicial, especialmente, porque entrou para o lugar de Francisco Trincão, que estava 'on fire'. Um sinal de confiança que o avançado inglês retribuiu em pleno, ao 'assistir' para o autogolo de Aurèle Amenda e ao conquistar a grande penalidade que Viktor Gyokeres converteu.

Surpresa

Tantas vezes apontado como um dos 'patinhos feios' do plantel verde e branco, Antonio Adán foi, desta feita, decisivo. Na primeira parte, ainda com o nulo no marcador, fez duas belas defesas (especialmente, a segunda, a cabeceamento de Aurèle Amenda), que mantiveram a equipa 'viva' no jogo.

Desilusão

Aurèle Amanda fica, invariavelmente, ligado a esta derrota do Young Boys. Depois de ter marcado o golo que desfez o nulo, à passagem dos 31 minutos, não mais se conseguiu recompor, e somou uma série de abordagens erradas que causaram 'calafrios' aos restantes companheiros de defesa.

Treinadores

Raphael Wicky: Rúben Amorim bem tinha avisado que qualidade não faltava a este Young Boys, uma equipa que demonstrou gostar de ter a bola nos pés, e saber o que fazer sem ela. No entanto, a ousadia acabou por sair-lhe cara, visto que as melhores oportunidades do Sporting surgiram, precisamente, de erros na primeira fase de construção.

Rúben Amorim: 'Domar' o Young Boys não era tarefa fácil, mas o Sporting cumpriu com o que era exigido. Pese embora tenham deixado o jogo 'partir-se' mais vezes do que, certamente, quereriam, a verdade é que os leões demonstraram ter a lição bem estudada, e souberam explorar as debilidades do adversário.

Árbitro

Um final de tarde tranquilo para Benoît Bastien, que acabou por não ter lances de muito difícil análise para avaliar. Soube controlar os (raros) momentos de maior tensão, com um cartão amarelo exibido aqui e ali, e a partida desenrolou-se sem grandes sobressaltos, pelo que merece nota positiva.

Leia Também: Vitória natural em relvado sintético deixa Sporting com pé nos 'oitavos'

Ler artigo completo