Este número nos BYD 100% elétricos não tem nada a ver com cilindrada

9 meses atrás 86

Alguns BYD mostram na traseira números que parecem ser uma referência à cilindrada do motor, só que sendo 100% elétricos, cilindrada é coisa que não têm.

BYD Seal 3.8S e Han 3.9S… Para o observador casual, caso visse estas inscrições alfanuméricas na traseira destes modelos iria, provavelmente, associá-las à cilindrada do motor. Só que o Seal e o Han são exclusivamente elétricos… ou seja, não têm cilindrada.

Apenas os motores de combustão têm uma cilindrada associada, que pode ser medida em centímetros cúbicos (cm3) ou em litros (l). É esta última a mais vulgar e que mais vemos na identificação de versões de modelos: 1.2, 1.6, 2.0, etc.

Por isso, caso o Seal e o Han tivessem motores de combustão, teriam uma cilindrada de 3,8 l e 3,9 l, respetivamente, fazendo deles motores bastante grandes. Verdadeiramente de “alta cilindrada”, como se ouve tantas vezes.

Preços: O maior rival do Model 3? Os preços do BYD Seal para Portugal

Sabendo que não se refere a cilindrada, afinal o que são estes números?

Pura aceleração… ou não fossem elétricos. Isto é, 3.8S é uma referência ao tempo que o Seal, na sua versão mais potente, faz dos 0 aos 100 km/h: 3,8 segundos (“S”). No caso do Han são, logicamente, 3,9s.

Assim, quanto mais pequeno o número ostentado, mais impressionante será. Se fosse referência à cilindrada, seria o contrário: quanto maior fosse, mais impressionaria.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A Porsche chegou a desenvolver um veículo para a China. Como se chamava?
Ler artigo completo