Estes 30 carros vão desaparecer em 2024. Deixam saudades?

10 meses atrás 128

Um Auto Rádio para segurar as lágrimas: 2023 será o último ano de «vida» para muitos modelos que simplesmente vão desaparecer.

Nada dura para sempre, é certo, mas a verdade é que nunca vimos tantos modelos terminarem a sua carreira num só ano como em 2023: contámos pelo menos 30 carros que vão desaparecer.

Quando afirmamos que vão desaparecer, significa que a sua produção já terminou (ou vai terminar muito brevemente) e não vão ter um sucessor para ocupar o seu lugar.

Renault Mégane RS Ultime vista dianteira 3/4© Renault Um dos que desaparece sem deixar sucessor: Renault Mégane R.S. Ultime. Marca não só o fim de um hot hatch emblemático, como o fim da Renault Sport

Isso significa que muitos deles vão deixar «buracos» nas gamas dos seus respetivos construtores, enquanto outros poderão ter o seu lugar ocupado por outro tipo de modelos. Provavelmente crossovers e SUV 100% elétricos.

São exemplo disso o histórico Ford Fiesta e o icónico Audi TT que desaparecem sem deixar sucessor. Outros modelos, como por exemplo o Opel Insignia, a berlina e carrinha, vão ser sucedidos por um… crossover.

Os carros que vão desaparecer em 2024 é o mote para mais um Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

O episódio n.º 52, o último Auto Rádio deste ano — regressaremos no início de 2024 —, realça alguns dos muitos carros que vão desaparecer, com o Guilherme Costa, o Miguel Dias e o Fernando Gomes a justificarem os porquês do seu desaparecimento.

Afinal, o que se passa para estarem tantos carros a desaparecer?

Não querendo dar as respostas todas — há justificações específicas para alguns dos modelos —, o desaparecimento de tantos modelos num ano só, muito mais que o habitual, deve-se a várias razões.

Desde o sucesso dos SUV e crossover que asfixiaram algumas tipologias — MPV (monovolumes) e até o das berlinas tradicionais —; à transformação colossal da indústria automóvel em direção a um futuro eletrificado e conectado; passando pelos requisitos mais apertados da União Europeia (UE) em matéria de emissões e segurança.

Deixamos abaixo uma galeria com todos os carros que vão desaparecer — contámos pelo menos 30 — que convidamos a percorrer:

A enorme razia de modelos a que assistimos este ano promete continuar no próximo, mais uma vez por culpa da transformação da indústria automóvel e da introdução de novos regulamentos.

Há, contudo, um sinal de esperança. Se este ano contámos 30 carros que vão desaparecer, em 2024 deveremos ter pelo menos o triplo disso em novos modelos. Brevemente vamos dar a conhecê-los a todos — continue a acompanhar este espaço.

Auto Rádio n.º 51 Do Ferrari F50… ao Nissan Micra? Os carros que nos faziam sonhar em criança

Encontro marcado no Auto Rádio… em 2024

O Auto Rádio n.º 52 é o último episódio deste podcast em 2023. Vamos fazer umas mini-férias, mas prometemos voltar no início de 2024 e novidades não vão faltar.

Não faltam motivos de interesse para nos continuar a ver/ouvir nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

Tem sugestões para temas que queira ver no Auto Rádio? Deixe a sua sugestão nos comentários.

Ler artigo completo