O Macan elétrico ia ser a maior novidade da Porsche para 2023 mas o seu adiamento «trocou os planos». Apesar disso, não faltam novidades à marca de Estugarda.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.
A Porsche continua a sua «cavalgada» de sucesso. Ano após ano, a marca alemã soma recordes de vendas, e nem o adiamento do Porsche Macan elétrico — que tinha tudo para ser o grande lançamento da marca em 2023 — parece refrear os ânimos.
Segundo fontes ligadas à marca, este atraso está relacionado com atrasos no desenvolvimento do novo software da plataforma PPE, que será partilhada com os Audi Q6 e-tron e A6 e-tron.
Ao adiar o lançamento do Macan elétrico, a Porsche viu as suas restantes novidades para 2023 ganharem protagonismo e, verdade seja dita, não se pode dizer que não seja merecido.
Renovar é a ordem
Sem novos modelos para mostrar em 2023, as novidades da Porsche consistem, acima de tudo, na renovação de grande parte da sua gama.
O Porsche Cayenne será alvo, segundo a própria marca, de “uma das melhorias de produto mais extensas” da história da Porsche. Estas não serão palavras vãs. O que é facto é que o Cayenne — que em 2022 celebrou 20 anos de existência — tem sido posto à prova como se de um modelo totalmente novo se tratasse.
Além do visual revisto e de um considerável reforço tecnológico, o Porsche Cayenne vai receber um novo chassis semi-ativo. Há um legado a defender: o Cayenne é considerado o «pai» dos SUV de alta performance. Quanto às motorizações, teremos de esperar para descobrir o que vai mudar — se é que alguma coisa vai mudar.
Continuando no campo das renovações, também o Porsche Panamera vai ser renovado. A conhecida berlina da marca alemã — que agora divide o palco com o Taycan — já foi «apanhada» em testes no Nürburgring. O Panamera também deverá receber um interior mais tecnológico, um visual modernizado e motorizações atualizadas.
A par do Cayenne e do Panamera, também o 911 e o Taycan devem conhecer novidades este ano.
Acerca das mudanças aplicadas ao 911 ainda não temos informações ou fotos-espia, mas no caso do Taycan tudo indica que esteja a caminho uma versão (ainda) mais radical.
«Apanhado» em fotos-espia com uma enorme asa traseira, o Porsche Taycan parece estar a preparar-se para receber uma versão GT. Será a derradeira evolução da primeira geração do Taycan? Assim parece.
Duas novas formas de «ser» 911
A renovação do 911 continua envolta em secretismo — ou não fosse o 911 uma instituição na indústria automóvel — mas nem por isso o modelo mais icónico da Porsche deixará de conhecer novidades em 2023.
A receita é a mesma dos anos anteriores: o mesmo modelo em diferentes «formas» e «sabores».
Apesar de termos conhecido os Porsche 911 GT3 RS e 911 Dakar em 2022, estas duas versões só chegam este ano e não podíamos deixar de as inserir na lista de novidades da marca.
Começando pelo 911 GT3 RS, é quase um carro de competição com matrícula — e olhando para ele apetece-nos tirar a palavra “quase” da frase.
O novo GT3 RS é uma coleção de superlativos: desde os apêndices aerodinâmicos que geram 860 kg de downforce a 285 km/h até ao seis cilindros boxer naturalmente aspirado com 4.0 litros e 525 cv.
Já o Porsche 911 Dakar — uma das derivações mais radicais e versáteis de sempre do 911 — leva o desportivo de Estugarda por caminhos revivalistas. Trata-se de um modelo que foi beber inspiração às vitórias no Dakar nos anos 80.
Animado por um um flat-six biturbo com 3.0 litros, 480 cv (353 kW), 570 Nm e tração integral, o 911 Dakar estará limitado a 2500 unidades e mostra-nos o que é possível quando os engenheiros têm «luz verde» para criar modelos especiais.
Estimada administração da Porsche, se estão a ler isto, em 2024 queremos mais «luzes verdes».
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.