Estoril Praia x FC Arouca: antevisão, ausências e onzes prováveis

1 hora atrás 30

Este fim de semana, há encontro canarinho no Estoril! Na nona jornada da Liga Portugal Betclic, Estoril Praia e FC Arouca  medem forças; dois conjuntos que já viveram memoráveis temporadas no primeiro escalão do futebol português, mas que têm feito uma época à semelhança dos respetivos equipamentos: amarela.

Alerta amarelo: na corda bamba?

Comecemos pela equipa da casa, que está em alerta amarelo... avermelhado. Pelo menos, é assim que parece estar Ian Cathro. O treinador chegou no começo de 24/25 e, desde então, com pouco menos de três meses ao leme, apenas venceu uma vez - sem convencer, perante um perdulário Nacional.

Nesse sentido, o 15º lugar estorilista - ainda que extremamente alarmante - é bem melhor que as exibições. Ainda para mais quando a ele se junta a eliminação na Taça de Portugal, logo no primeiro jogo, diante do Lusitano de Évora, emblema do Campeonato de Portugal.

Na tarde de sábado, impedidos de reverter o mau momento, vão estar Hélder Costa e Xeka, ausentes - de peso - por lesão. Não obstante, o treinador escocês confia nos disponíveis para alterar o rumo dos acontecimentos: «Temos de ser homenzinhos para sabermos lidar com esses momentos e ir para a frente com uma boa semana de trabalho, a preparar este jogo.»

Alerta amarelo: quase a ficar verde?

Do outro lado, Gonzalo García alertou para os perigos de defrontar o Estoril Praia nesta fase delicada: «Vai estar até com o orgulho mais ferido e vai usar isso para tentar conseguir a vitória. Estarão muito motivados para tentar ganhar este jogo, tal como nós».

De fora da missão «ir ao Estoril e conquistar três pontos» estão quatro nomes de fora: Eboué Kouassi, Matías Rocha, Nino Galovic e Pablo Gozálbez não vão a jogo.

O alerta do FC Arouca é bem menos avermelhado que o do Estoril. Ainda assim, é amarelo. É certo que, pelo meio, já foram disputados jogos contra FC Porto, Sporting e Vitória SC, adversários com outros argumentos, mas o 13º lugar não é agradável.

Longe do agradável, mas percetível para as primeiras jornadas. Em Arouca, muita coisa mudou: Daniel Sousa saiu, Gonzalo García chegou, Rafa Mujica e Cristo González rumaram a patamares financeiramente mais aliciantes e os substitutos ainda não renderam tanto quanto os que deixam saudades. Dores de adaptação, que, em princípio, devem ser superadas com o tempo.

Tira-teimas interessante para começar o sábado de futebol na Liga Portugal Betclic. Estoril Praia ou FC Arouca, quem ganha um balão de oxigénio à nona jornada?

Ler artigo completo