'Estrela' de TV e polícia no México: 'Diabo' detido 20 anos após crime

2 meses atrás 80

Um homem que era procurado pelos Estados Unidos há quase vinte anos foi detido na Cidade do México na quinta-feira.

Podia ser um detenção 'comum', mas não o é. António Riano, mais conhecido por 'O Diabo', era procurado por ter matado um outro homem, de 25 anos, após uma rixa num bar em Hamilton, no estado norte-americano de Ohio.

Segundo o que as autoridades norte-americanas explicam, 'O Diabo' conseguiu fugir da cidade após os tiros serem disparados e deixou a família para trás, mudando-se para a sua cidade-natal, Zapotitlan Palmas, no estado norte-americano de Oaxaca. Na região, trabalhava como um agente da polícia.

Quando foi detido, a imprensa norte-americana perguntou-lhe por que razão escolheu esta profissão, ao que este teve uma resposta inusitada: "Queria ajudar as pessoas no México".

Man wanted for 2004 murder in Butler County found working as police officer in Mexico. We ask him, "Why did you become a policeman?" His answer below...
WATCH: https://t.co/bLTAL9yxJP@Local12 pic.twitter.com/fD5m5qRiJM

— David Winter (@DavidWinterTV) August 2, 2024

Em comunicado conhecido esta segunda-feira, as autoridades explicam que a 'caça' ao homem começou quando um agente envolvido nas primeiras investigações, que começaram em dezembro de 2004, decidiu procurar Riano.

O agente sublinhou que as autoridades "tinham todas as provas que o incriminavam", desde imagens que o mostravam a comprar balas horas antes da rixa até à alegada descoberta da arma, que estaria por baixo de tábuas no chão na sua casa. Haveria também imagens que mostravam o momento em que 'O Diabo' dispara. Só faltava mesmo encontrar o homem.

O agente que o encontrou começou ativamente a procurar pelo homem, em janeiro, tendo dado conta de que este tinha uma página no Facebook. "Eu pensei: aqui está ele. Um pouco mais grisalho, mais velho, mas é ele", explicou o agente, Paul Newton.

O homem foi detido no México e extraditado para o Condado de Butler, no Ohio, onde foi acusado de homicídio em primeiro grau, apesar de negar que matou o jovem na altura.

A história d''O Diabo' fez ainda parte, em 2005, da série 'America’s Most Wanted', que trata dos criminosos que escaparam e são procurados pelos EUA. 

Leia Também: Fugitivo removeu tatuagens, injetou botox e mudou impressões digitais

Ler artigo completo