Estudante de intercâmbio encontrado vivo em bosque após "cibersequestro"

8 meses atrás 67

Um estudante chinês, aluno de intercâmbio nos Estados Unidos, vítima de um golpe de "cibersequestro", foi encontrado vivo, "com frio e assustado", num bosque de Utah, nos Estados Unidos.

Kai Zhuang, de 17 anos, tinha sido dado como desaparecido na quinta-feira passada, 28 de dezembro, depois de a sua família, na China, ter informado a escola que o jovem frequentava em Riverdale que Kai estava desaparecido e que suspeitavam de um sequestro virtual.

O caso seguiu o típico padrão de um "cibersequestro", tendo os suspeitos enviado uma fotografia da vítima aos seus familiares e exigido um resgate de 80.000 dólares (cerca de 73.000 euros).

Segundo a polícia de Riverdale, citada pela BBC News, as vítimas de sequestro cibernético são convencidas a se isolar e até a tirar fotos para fazer parecer que estão a ser mantidas em cativeiro – apesar dos sequestradores não estarem presentes. Em vez disso, a vítima é controlada através do Facetime ou Skype.

As autoridades acreditam que Kai estava a ser controlado pelos sequestradores já a 20 de dezembro, quando foi visto por agentes em Provo, Utah, a carregar equipamento de acampamento.

Mas apesar dos sequestradores não estarem com Kai, a polícia de Utah ainda temia pela sua segurança, explicando que as temperaturas de dezembro naquele estado norte-americano alertavam para o risco de "morrer congelado durante a noite".

Após intensa investigação, a polícia conseguiu localizar Kai numa área isolada próxima de Brigham City, a cerca de 40 quilómetros a norte de Riverdale. O adolescente estava numa barraca de acampamento desprovida de fontes de calor, tendo apenas uma manta térmica, um saco para dormir, pouca comida e vários telemóveis que foram usados para conduzir o "cibersequestro".

Kai foi examinado, pediu um "cheeseburger quente" e falou com sua família, revelou a polícia.

A polícia alertou para a crescente incidência desses golpes, especialmente direcionados a estudantes estrangeiros de intercâmbio.

Leia Também: Tailândia e China acordam isenção de vistos bilateral a partir de março

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo