Estudo indica que 85% dos portugueses realizará compras de Natal em lojas físicas

9 meses atrás 71

“Na preparação da quadra festiva mais simbólica do ano, os hábitos de consumo dos portugueses mantêm-se fiéis à tradição”, frisou o estudo do Observador Cetelem.

Um estudo do Observador Cetelem indicou que 85% dos portugueses realizará compras de Natal em lojas físicas.

Na preparação da quadra festiva mais simbólica do ano, os hábitos de consumo dos portugueses mantêm-se fiéis à tradição e os dados do Observador “mostram que 85% dos inquiridos continuam a preferir fazer as compras em lojas físicas, em vez de procurar o comércio online”.

Este ano, “53% dos inquiridos pretendem fazer compras através da internet – uma percentagem em linha com o ano anterior”.

“Esta é uma forma de compras que reúne mais consenso entre os consumidores com 35 e os 44 anos e os que vivem no sul do país”, apontou o estudo.

Neste universo das compras online, “os inquiridos tencionam fazê-las, principalmente, em marketplaces nacionais (63%). Os marketplaces internacionais são escolha de 52% dos inquiridos e outros 58% apontam como preferidos os sites de marcas específicas”.

“O valor despendido com estas aquisições vem a cair desde 2021, altura em que as estimativas apontavam para um consumo médio online na casa dos 299 euros”, frisou o estudo do Observador Cetelem.

No ano passado, “a estimativa passou para os 239 euros e em 2023 não passará além dos 127 euros. Mais de metade das pessoas (54%) assumem mesmo que tencionam poupar em relação ao que gastaram no ano passado”.

Ler artigo completo