Estudo revela que obesidade infantil pode estar ligada à falta de ferro

2 semanas atrás 39

Segundo um estudo publicado este mês de abril no British Journal of Medicine, a obesidade infantil pode estar relacionada com a falta de ferro. A investigação foi realizada por cientistas da universidade de Leeds e da School of Food Science and Nutrition, em Inglaterra.

Foram analisados vários estudos que envolveram crianças e adolescentes com menos de 25 anos e de 44 países. Os registos contavam com dados dos níveis de ferro, os níveis de vitaminas, minerais e o peso.

Leia Também: Obesidade. Fazer exercício a esta hora tem mais benefícios, diz estudo

Descobriram que a deficiência de ferro estava associada a pessoas com baixo peso, mas também com excesso. Sugerem que a desnutrição pode afetar os mais novos.

"A relação entre desnutrição e micronutrientes críticos para o crescimento e desenvolvimento infantil está bem estabelecida, mas pouco se sabe sobre o risco de deficiências de ferro, vitaminas A e zinco em crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade, tornando esta uma forma oculta de desnutrição", diz Xiaomian Tan, um dos autores do estudo.

"Este estudo é extremamente importante dada a alta prevalência de obesidade em crianças. Esperamos que isso leve a um maior reconhecimento do problema por parte dos profissionais de saúde e a melhorias na prática clínica e nos cuidados", continua.

Leia Também: Bactérias que influenciam obesidade diferem em homens e mulheres

Ler artigo completo