EUA. 5 anos de prisão para homem que invadiu Capitólio e feriu 6 polícias

8 meses atrás 61

A justiça norte-americana sentenciou um dos invasores do Capitólio a cinco anos de prisão. O homem agrediu seis agentes da polícia, durante o ataque de 6 de janeiro de 2021, causando-lhes graves ferimentos. Uma vez cumprida a pena, deverá ainda ficar durante três anos em período de liberdade condicional.

Segundo a agência Associated Press (AP), trata-se de Kenneth Bonawitz, membro da fação da Florida do grupo de extrema-direita Proud Boys.

Um dos agentes da polícia agredidos viu-se obrigado a abandonar a profissão, tal foi a gravidade dos ferimentos causados. "Acreditei que havia uma grande probabilidade de morrer ali mesmo", disse o agente Frederico Ruiz, que sofreu ferimentos no pescoço, ombro, joelhos e costas.

Bonawitz, de 58 anos, de Pompano Beach, na Florida, foi detido em janeiro do ano passado e declarou-se culpado em agosto, relativamente às acusações de desobediência e de agressões a agentes da autoridade.

A 6 de janeiro de 2021, apanhou boleia num autocarro noturno para Washington D.C. e entrou no Capitólio norte-americano com uma faca de cerca de 20 centímetros, que lhe foi apreendida na altura. De seguida, no entanto, e já depois de ter agredido dois polícias, veio a agredir outros quatro agentes.

"Os seus ataques violentos e repetidos a vários agentes estão entre os piores ataques que ocorreram naquele dia", escreveu o procurador assistente dos EUA, Sean McCauley, no processo judicial.

Segundo dados recolhidos pela AP, mais de 100 agentes da autoridade ficaram feridos durante a invasão ao Capitólio, tendo, até ao momento, mais de 1.200 réus sido acusados de crimes federais relacionados a esta ocorrência. Cerca de 900 declararam-se culpados ou foram condenados após julgamento. Mais de 750 foram condenados, com quase 500 a receber pena de prisão.

Leia Também: "Um presidente pode mandar matar?" Advogado de Trump respondeu assim

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo