EUA. Agente de Detroit acusado de matar idoso após confronto físico

9 meses atrás 86

Um agente da polícia da cidade de Detroit, no estado norte-americano do Michigan, foi acusado esta quarta-feira de matar um homem de 71 anos, após este ter alegadamente dado um murro à vítima e esta ter caído no chão, batendo com a cabeça.

O polícia, Juwan Marquise-Alexander Brown, de 29 anos, foi esta quarta-feira a tribunal para a sua acusação, declarando-se inocente.

O incidente ocorreu no dia 1 de setembro, quando Brown estava de serviço. O agente tinha sido chamado a um pavilhão de bowling, onde pessoas se estavam a queixar do comportamento "desordeiro" de Daryl Vance, segundo conta a procuradoria local, citada pela ABC News.

Brown e Vance tiveram um "confronto verbal" e o homem "escalou" a situação, levando a que o agente policial esmurrasse Vance na cara. A vítima, de 71 anos, caiu ao chão e bateu com a cabeça no cimento.

Os serviços de emergência encaminharam Vance para o hospital, onde acabou por morrer 20 dias depois. As autoridades forenses declararam que a causa de morte foi o trauma provocado pelo murro do agente.

O procurador local, Kym Worthy, acusou Brown de homicídio culposo, e o polícia enfrenta uma pena de até 15 anos de prisão.

"Agentes da polícia são abordados frequentemente por cidadãos que são desordeiros e verbalmente desconfortáveis. Mas as provas neste caso mostram que o agente foi alegadamente o agressor, e que as suas ações foram criminalmente para além do que era necessário naquela situação. Este comportamento não pode ser tolerado pelas nossas forças de segurança", afirmou Worthy, em comunicado avançado pela ABC.

O departamento policial de Detroit retirou o agente das suas funções, uma decisão que este apelou. Brown permanece sob o contrato da polícia local.

Leia Também: Polícia despista-se contra bar gay no Missouri e detém o proprietário

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo