EUA avançam com novas sanções contra a Rússia após morte de Navalny

6 meses atrás 59

O presidente dos Estados Unido, Joe Biden, instruiu a sua administração a impor nova sanções contra a Rússia devido à morte do opositor russo Alexei Navalny. Estas sanções vão ser anunciadas na sexta-feira.

"Por iniciativa do Presidente Biden, anunciaremos na sexta-feira um conjunto de sanções importantes para responsabilizar a Rússia pelo que aconteceu a Navalny", adiantou John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Este novo pacote de sanções será anunciado na sexta-feira, um dia antes do segundo aniversário da invasão russa à Ucrânia. 

Contudo, Kirby notou que uma das ações mais poderosas que os EUA podem ter para fazer frente a Vladimir Putin é a aprovação pelo Congresso de uma lei de emergência que forneça ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan, escreve a NBC News.

Os EUA já tinham impostos vários pacotes de sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

Recorde-se que foi ontem que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar a ponderar novas sanções contra a Rússia, três dias após a morte de Alexei Navalny.

"Já temos sanções. Mas estamos a considerar outras sanções adicionais", admitiu Biden, em declarações aos jornalistas, que já tinha culpado o presidente russo pela morte de Navalny numa prisão no Ártico, anunciada na sexta-feira.

O chefe de Estado norte-americano acrescentou que espera que este caso da morte de Navalny sirva para realçar a importância de manter a ajuda militar à Ucrânia, depois de os Republicanos no Congresso dos EUA ameaçarem bloquear um novo pacote de financiamento.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morreu a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia indicaram que Navalny se sentiu mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência.

Destacados dirigentes ocidentais, a família e apoiantes do opositor responsabilizam o presidente russo pela sua morte.

Leia Também: Quem foi o melhor presidente dos EUA? Biden em 14.º e Trump em... último

Ler artigo completo