EUA. Escola multada por permitir a aluna trans jogar em equipa feminina

9 meses atrás 73

O Associação Atlética de Escolas Secundárias da Florida, nos Estados Unidos, multou uma escola secundária, na terça-feira, depois de uma estudante transgénero ter jogado na equipa feminina de voleibol.

Ao que noticia a Associated Press, a Monarch High, em Fort Lauderdale, foi multada em 16.500 dólares (cerca de 15.300 euros) e ordenou ao diretor da escola e ao diretor desportivo que participassem em seminários sobre regras.

Além disso, a instituição escolar foi colocada em liberdade condicional durante 11 meses, o que significa que novas violações podem levar a maiores punições. A associação também proibiu a rapariga de participar em desportos masculinos durante 11 meses.

A lei de 2021, que os apoiantes denominaram The Fairness in Women's Sports Act', promulgada pelo governador Ron DeSantis, proíbe as raparigas e mulheres transexuais de jogarem em equipas de escolas públicas destinadas a estudantes atletas identificadas como raparigas à nascença.

A estudante, aluna do 10.º ano, que participou em 33 jogos nas duas últimas épocas, foi retirada da equipa no mês passado, depois de o distrito escolar do condado de Broward ter sido notificado por um informador anónimo sobre a sua participação. O seu afastamento levou centenas de alunos da Monarch a abandonar as aulas há duas semanas em sinal de protesto.

"Graças à liderança do governador Ron DeSantis, a Flórida aprovou legislação para proteger os desportos femininos e não toleraremos nenhuma escola que viole esta lei", referiu o Comissário da Educação Manny Diaz, num comunicado. 

Leia Também: EUA congratulam-se com acordo alcançado sobre o clima na COP28

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo