EUA oferecem até 10 milhões de dólares por informação financeira do Hamas

8 meses atrás 69

O Departamento de Estado dos Estados Unidos está a oferecer até 10 milhões de dólares (cerca de 9,13 milhões de euros) em recompensas a quem forneça informações sobre cinco financiadores do grupo islamita palestiniano Hamas.

Segundo a agência Al Jazeera, que cita um comunicado do Departamento de Estado, os norte-americanos procuram, também, qualquer outra informação que permita a interrupção dos mecanismos de financiamento do grupo.

Os cinco financiadores do Hamas procurados pelos EUA foram designados, no passado, como "terroristas" pelos EUA.

Um deles, Abdelbasit Hamza Elhassan Khair, está baseado no Sudão e será o responsável pela gestão de várias empresas integradas num portefólio de investimento no Hamas. Terá também estado envolvido na transferência de quase 20 milhões de dólares (cerca de 18,26 milhões de euros) para elementos do Hamas, também eles considerados "terroristas" pelos EUA.

Os norte-americanos procuram ainda informações sobre outros três membros do Hamas, chamados Amer Kamal Sharif Alshawa, Ahmed Sadu Jahleb e Walid Mohammed Mustafa Jadallah, que farão parte de uma rede de investimentos no grupo baseada na Turquia.

No mesmo comunicado, o Departamento de Estado diz que a recompensa poderá ser dada em troca de informações relacionadas a "qualquer fonte de receitas do Hamas ou dos seus principais mecanismos de facilitação financeira", bem como a "principais doadores ou facilitadores financeiros do Hamas" e a "instituições financeiras ou casas de câmbio que facilitam as transações do Hamas".

"Negócios ou investimentos pertencentes ou controlados pelo Hamas ou pelos seus financiadores, empresas de fachada envolvidas em aquisições internacionais de tecnologia de dupla utilização em nome do Hamas e esquemas criminosos envolvendo membros e apoiantes do Hamas que beneficiam financeiramente a organização" também estão na mira dos EUA.

Leia Também: Morte de alto dirigente do Hamas? "A resposta é inevitável"

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo