EUA: Pedidos semanais de subsídio de desemprego sobem ligeiramente e dentro do esperado

1 mes atrás 43

As preocupações com o mercado laboral após a leitura da criação de emprego em julho parecem contidas, com os pedidos de subsídio de desemprego a darem uma ajuda ao subirem apenas para quatro mil.

O número de pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 17 de agosto subiu nos EUA, mas em linha com o esperado pelo mercado. O mercado laboral saltou para a linha da frente das preocupações com a economia norte-americana nas últimas semanas, mas o cenário agora é de mais estabilidade.

O indicador subiu para 232 mil pedidos após os 228 mil da semana anterior, uma subida modesta e que igualou a mediana das projeções de economistas e analistas consideradas no levantamento do portal Investing.com.

Com esta leitura, a média móvel a quatro semanas desceu ligeiramente de 236,75 mil para 236 mil. Já no que respeita a subsídios ainda em pagamento após a primeira semana, o número subiu abaixo do esperado, para 1.863.

Os despedimentos continuam em níveis historicamente baixos, pelo que a subida recente na taxa de desemprego pode refletir uma incapacidade do mercado laboral de absorver o aumento na taxa de participação, argumentam vários economistas. A imigração tem subido após a pandemia e o acréscimo de mão-de-obra vinha sendo absorvido pelas empresas no período de maior rigidez laboral, mas a contratação dá agora sinais de abrandamento.

O mercado laboral tem sido colocado no topo das atenções da Reserva Federal, numa altura em que o mercado vem debatendo acesamente a descida dos juros diretores, sendo que o banco central, ao contrário do seu homólogo europeu, tem um mandato duplo sobre os preços e o emprego.

Ler artigo completo