EUA "cautelosamente otimistas" sobre negociações de reféns em Gaza

1 semana atrás 37

Os Estados Unidos estão "cautelosamente otimistas" sobre as negociações de cessar-fogo e de libertação de reféns israelitas na Faixa de Gaza. As palavras são do porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, que disse à CNN Internacional que "as coisas estão num bom rumo".

"Ainda há lacunas entre os dois lados. Acreditamos que podem ser reduzidas", acrescentou.

Em maio, recorde-se, o presidente norte-americano, Joe Biden, apresentou uma proposta para chegar a um cessar-fogo na região, dividida em três fases. Envolvia a libertação de reféns israelitas, em troca de prisioneiros palestinianos detidos por Israel, bem como a retirada israelita de Gaza e a reconstrução do território.

A população de Gaza foi convidada, nos últimos dias, a deslocar-se para a "zona segura" de Deir al Balah, no centro da Faixa de Gaza, mas as organizações humanitárias relatam que não há lugares seguros.

Nove em cada dez pessoas sofreram pelo menos um deslocamento no enclave desde o início da guerra, enquanto a maioria teve de se deslocar de um lugar para outro em diversas ocasiões, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA).

Os nove meses de guerra provocaram a morte a quase 38.300 palestinianos na Faixa de Gaza e cerca de 88.000 feridos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

Leia Também: Responsável israelita pela segurança junto à Faixa de Gaza demite-se

Ler artigo completo