EUA vão reabilitar infraestruturas afetadas por alterações climáticas

5 meses atrás 46

A administração liderada pelo Presidente Joe Biden argumentou que este esforço financeiro -- no valor de 830 milhões de dólares (cerca de 775 milhões de euros) - se destina a melhorar pontes, estradas, portos, ferrovias, trânsito e outras infraestruturas em 37 estados, na capital federal (Washington) e no território das Ilhas Virgens.

As infraestruturas que serão mais apoiadas serão aquelas atingidas por eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, provocados pelo aquecimento do planeta.

Os fundos para este programa são oriundos da Lei Bipartidária de Infraestruturas, que foi aprovada em 2021, mas o Governo vai também recorrer a outras formas de financiamento que nos últimos meses foram sendo aprovadas pelos diversos estados para projetos semelhantes.

Este é o mais recente de muitos esforços federais para enfrentar os efeitos negativos das alterações climáticas nos EUA.

Biden já tinha destinado mais de 50 mil milhões de dólares (cerca de 45 mil milhões de euros) para projetos relacionados com o clima através de uma lei de recuperação de infraestruturas e da Lei de Redução da Inflação.

Para justificar este esforço orçamental, o Presidente democrata citou eventos como os incêndios florestais na Califórnia, que afetaram as ferrovias do estado, e as inundações em Nova Iorque, que paralisaram o sistema de metropolitano da cidade.

Leia Também: Alianças com EUA e países da NATO ajudaram Portugal no confronto colonial

Ler artigo completo