Euro 2024: Turquia-Geórgia, 3-1 (crónica)

3 meses atrás 85

A Turquia e a Geórgia inauguraram o grupo F, de Portugal, na tarde desta terça-feira. Foi um jogo para recordar, entre duas equipas que imprimem muita intensidade no jogo, e com direito a grandes golos – com destaque para o tento de Arda Guler, jovem ‘pérola’ do Real Madrid. O jogo acabou com um triunfo turco, por 3-1.

Este era um verdadeiro confronto entre ‘David e Golias’. A Turquia é o país mais populoso em competição, com 84 milhões de habitantes, contra um dos mais países mais pequenos. A Geórgia tem quase quatro milhões e estreava-se em fases finais de Europeus nesta terça-feira.

A Geórgia chegou a este Europeu pela via da Liga das Nações. Venceu o seu grupo dessa competição, ganhando depois o Luxemburgo e a Grécia nos playoffs, numa conquista histórica para o país do Cáucaso.

A equipa de Willy Sagnol, antigo internacional francês, fazia-se valer pela solidariedade coletiva, com muita entreajuda e proximidade entre setores. Os georgianos apresentaram-se com o habitual 5-3-2, com muita gente no corredor central. Tentavam depois aproveitar o contra-ataque.

Já a Turquia assumiu as despesas da posse da bola e, composta por jogadores mais experientes, começou mais perigosa e atirou uma bola ao poste logo aos dez minutos, por Kaan Ayhan. De primeira, o médio atirou forte e rasteiro, com a bola a embater na base do poste direito da baliza de Mamardashvili, guarda-redes do Valencia. Os turcos ameaçaram de bola parada, mas foi através de um grande remate que inauguraram o marcador.

Mert Muldur, jogador do Fenerbahçe, de José Mourinho, atirou um volley fortíssimo para o fundo das redes, de fora da área, aos 25 minutos de jogo. Um minuto depois, a Turquia metia a bola outra vez dentro da baliza georgiana, por intermédio do jovem Kenan Yildiz, mas o extremo da Juventus estava em posição irregular.

No entanto, aos 32 minutos, a Geórgia atingiu o primeiro golo em Europeus. E que grande festa que houve. Kochorashvili, médio do Levante, levou a bola para a quina da área e cruzou rasteiro para Georges Mikautadze, uma das figuras dos georgianos, que encostou para dentro da baliza. O avançado do Metz ia marcando outro golo, logo a seguir, na pequena área. Desta feita, a bola passou a centímetros do objetivo.

A segunda parte começou com mais expectativa das duas equipas – a Turquia com bola, sem arriscar muito, e a Geórgia à espera de um erro. Os dois treinadores esperaram bastante até mexer na partida – a primeira substituição aconteceu aos 74 minutos – e o golo surgiu apenas num momento de brilhantismo individual.

Arda Guler, jovem médio ofensivo do Real Madrid, teve espaço e tempo para calibrar a mira e disparou um remate forte e bastante colocado para o ângulo superior direito da baliza georgiana. Grande momento do jovem, que teve uma época complicada (esteve lesionado dois terços da temporada).

19 ANOS? 😳⁰
Arda Guler põe a Turquia na frente com um míssil!#sporttvportugal #EUROnasporttv #Euro2024 #Turquia #Geórgia #Betano pic.twitter.com/LLpRqpq7YL

— sport tv (@sporttvportugal) June 18, 2024

A resposta não se fez esperar e Kochorashvili quase que marcava um golaço. O jogador do Levante, aos 89 minutos, tirou um adversário da frente, picando a bola, mas atirou ao travessão. Já nos descontos, o mesmo médio surgiu em frente ao guarda-redes, mas um colega atrapalhou-o. Foram os dois à mesma bola e acabaram sem o golo do empate. 

[em atualização]

Figura: Arda Guler

Poderá não ter sido um verdadeiro homem-do-jogo, mas o golo marcado pelo médio do Real Madrid, verdadeiramente extraordinário, consumou a vitória dos turcos face a uma Geórgia bastante ousada. Teve momentos de brilhantismo e foi um motor criativo para a sua equipa. 

O momento: Primeiro golo da Geórgia em Europeus

Os Europeus também são feitos disto, não apenas de vencedores e troféus. Mesmo que a Geórgia seja eliminada na fase de grupos, podem já regressar ao Cáucaso com a certeza de que fizeram história. O golo, de Mikautadze, foi bastante celebrado.

Ler artigo completo