Europa sem preparação para rápido aumento dos riscos climáticos, alerta relatório

6 meses atrás 55

Alerta surge num relatório da Agência Europeia do Ambiente, que analisa a gravidade das ameaças climáticas e o atual grau de preparação da Europa.

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) considera que o continente europeu não está preparado para lidar com o rápido aumento das ameaças climáticas, defendendo mais medidas para enfrentar estas questões, segundo o “The Guardian”.

O alerta surge num relatório de análise da gravidade dos riscos climáticos e do grau de preparação da Europa, no qual são listadas 36 ameaças significativas com consequências potencialmente graves para o continente.

“A nossa nova análise mostra que a Europa enfrenta riscos climáticos urgentes que estão a crescer mais rapidamente do que a nossa preparação social”, justifica Leena Ylä-Mononen, directora executiva da AEA, a propósito da divulgação.

De acordo com o documento, é necessário avançar com mais medidas para enfrentar metade dos 36 riscos climáticos anunciados, entre os quais incêndios florestais que se propagam a habitações, e condições meteorológicas extremas com implicações para as finanças públicas.

Sobre o sul da Europa, os investigadores classificam-no como região “hotspot”, defendendo uma ação urgente para manter as culturas seguras e proteger as pessoas, os edifícios e a natureza.

Robbert Biesbroek, autor do relatório da Universidade de Wageningen, diz que, apesar de haver cada vez mais indícios de adaptação, não são “certamente o suficiente”.

Ler artigo completo