Ex-ministro critica Governo por “limpeza em altos quadros” do Estado

1 mes atrás 30

José Luís Carneiro considera que o Governo tem feito “uma limpeza” de altos cargos nomeados pelos governos socialistas sem garantir uma transição atempada e transferência de conhecimento.

O ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, lançou críticas ao atual Governo pela forma como tem feito uma “limpeza” ao substituir várias administrações de organismos públicos, com a Parpública a ser o último exemplo.

Em entrevista ao “Diário de Notícias”, Carneiro atira que “tem havido decisões que são muito perniciosas ao Estado na forma como se tem feito uma limpeza a eito em altos quadros da administração pública, sem cuidar de garantir que há uma transferência de conhecimento”.

“Isto tem efeitos nocivos na própria administração pública”, critica José Luís Carneiro. “A substituição de um alto dirigente da administração pública sempre que há mudanças políticas do Governo, deve obedecer a um tempo destinado à transferência de conhecimento”, considera o ex-ministro.

Abordando a questão específica do fim do mandato de Paulo Vizeu Pinheiro no Sistema de Segurança Interna, sem a existência de um substituto para a transição, Carneiro diz que esta questão ainda “é mais relevante” por se estar “a falar do mais importante órgão de decisão da mais importante estrutura de decisão estratégica sobre a segurança nacional”.

Ler artigo completo