Executivo do Porto discute atribuir nome de Mário Soares a Parque da Lapa

3 meses atrás 81

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, o vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha, esclarece que a Comissão de Toponímia se pronunciou favoravelmente, assim como a União de Freguesias do centro histórico.

Num documento anexo à proposta, esclarece-se que foi enviado um 'email' aos membros da Comissão de Toponímia para que se pronunciassem, uma vez que a próxima reunião da comissão se realiza a 13 de julho "e se prevê que o parque esteja concluído antes dessa data".

"Este topónimo foi aprovado por maioria, com 13 votos a favor", indica.

O executivo aprovou em abril a proposta apresentada pela maioria municipal de atribuir a designação "Dr. Mário Soares" ao Parque Urbano da Lapa, que resulta do acordo estabelecido entre o município e o grupo hoteleiro canadiano Mercan Properties, no âmbito de um processo de licenciamento para a nova unidade hoteleira.

Com 1,7 hectares de área verde, o Parque Urbano da Lapa deverá estar pronto até ao final de julho, esclareceu à Lusa a autarquia.

Aquando da apresentação da proposta, Rui Moreira afirmou à Lusa que esta era "uma oportunidade ótima de celebrar o 25 de Abril, dando um nome de um novo parque urbano na cidade a uma pessoa que para todos, sejam de direita ou de esquerda, está muito ligada ao conceito de liberdade e do 25 de Abril".

O independente esclareceu que o município tem vindo a falar com a família de Mário Soares e que a atribuição do seu nome a um parque da cidade é "um gesto importante".

"Porque Mário Soares é um dos mais importantes nomes do 25 de Abril, o município considera oportuno homenagear este ímpar político português", lê-se no documento, que destaca que o Porto representava para Mário Soares "a cidade da liberdade".

"Nela fez amizades indefetíveis, forjou cumplicidades políticas, celebrou a cultura e as tradições, cultivou o amor pelos livros (são célebres as suas incursões pelos alfarrabistas, em especial a Académica de Nuno Canavez) e apreciou a gastronomia nortenha. A cidade soube, por seu turno, retribuir a afeição de Mário Soares, consagrando-lhe grande carinho, admiração e respeito", acrescentou.

Leia Também: Turismo do Porto aposta nos mercados Asiático, América Latina e África

Ler artigo completo