Exército de Israel anuncia retirada de tropas terrestres do sul de Gaza

5 meses atrás 90

No terreno irá permanecer somente uma brigada, acrescentaram a fontes, referencidas pela agência Reuters.

Os militares israelitas não providenciaram mais detalhes.

De acordo com o jornal israelita Haaretz, as IDF referiu que a 98ª Divisão tinha abandonado a Faixa de Gaza e que não existem neste momento tropas em m anobras ativas do sul do enclave.

Este domingo completam-se seis meses desde o ataque e massacre de 1.200 israelitas por parte do Hamas. Mais de 200 pessoas foram feitas reféns.

A resposta de Israel foi devastadora para os habitantes da Faixa de Gaza, cujos edifícios e infraestruturas foram sendo sistematicamente arrasados a partir do norte.

A população foi forçada a fugir aos poucos para o sul e concentra-se atualmente em Rafah, junto à fonteira com o Egito e impedidos de prosseguir devido a uma barreira construída pelo Cairo para impedir a entrada de refugiados palestinianos no seu território.

Com exceção de um pequeno período de tréguas em novembro, que permitiu a libertação de cerca de 100 reféns em troca de 240 prisioneiros palestinianos, as negociações para um cessar-fiogo têm marcado passo.

Este domingo deverão iniciar-se novas rondas e a retirada israelita poderá significar uma cedência por patre de Israel, para facilitar a resolução do conflito.

O governo israelita tem exigido a libertação de todos os reféns ainda nas mãos dos grupos palestinianos, com o Hamas a exigir em vez disso o fim da ofensiva israelita.

Ler artigo completo